Mas nem só de biblia pauperum vivia o homem. pensa-se que o speculum humanae salvationis teria sido escrito por Ludolfo da Saxónia que também havia escrito Vitae Christi. este "livro" tinha como objectivo mostrar como a redenção havia sido preparada de forma a o Homem recuperar a inocência perdida por causa do pecado original. a estrutura dos fólios é semelhante à da biblia pauperum, e até há semelhanças no ideologia (mostrar que o novo testamento estava previsto no antigo), mas com algumas diferenças. Primeiro, a página deve ser vista aberta, e devem ser lidas as quatro imagens: um do novo testamento e as restantes três do antigo. Depois, há nomes próprios: a página da esquerda chama-se verso e a da direita recto. Não consegui uma imagem com as quatro cenas juntas, por isso coloco-as duas a duas. Nas primeiras duas vemos a Anunciação a Maria, uma cena que é do Novo Testamento. Sabemos dela por isto: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. (Lc1, 28-31). Mas as três imagens seguintes já mostram cenas do Antigo Testamento. A primeira refere-se a Moisés e a sarça ardente, quando Deus apareceu a Moisés: "E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia." (Ex 3, 2)Vemos o Senhor em cima de uma árvore. A sarça é uma planta, mas às vezes quando atacada por um parasita parece ficar consumida pelo fogo. A sarça que arde, mas não se consome é como a nossa alcachofra no Manuelino! Depois disto podemos ver Gedeão e o velo: " E disse Gedeão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água." (Jz 6; 36-38). Para que conste, Gedeão (ou Gideão) libertou Israel e recebeu de Deus essa missão quando o mesmo Deus provou a sua existência, fazendo com que o velo se molhasse pelo orvalho, mas a terra não. Por fim temos Rebeca a oferecer água Eliezer: " Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro;
E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o Senhor designou ao filho de meu senhor." (Gn 24; 43-44). Rebeca, futura mulher de Isaac, enche então uma taça de água do poço para dar a Eliezer, servo de Isaac.
A razão para estas quatro cenas aparecerem sempre juntas tem alguma elaboração, embora não seja impossível. Assim, e tendo por base o aparecimento do anjo a Maria, sabemos que: assim como Maria dá à luz permanecendo intacta (virgem), também a sarça ardia sem se consumir; assim como Maria não se consome no pecado da carne, também a terra permaneceu seca aquando da chuva/orvalho; e assim como Maria foi esposa de Cristo e acolheu as palavras do anjo, também Rebeca vai ser esposa de Isaac e acolhe as palavras do seu servo. Quer isto dizer que antes de ser anunciado, no Novo Testamento, que Maria iria ser mão de Jesus, já o Antigo tinha predito isso.
e com isto vou embora. tinha mais para dizer - não sobre isto, sobre outras coisas - mas tenho de ir acabar um trabalho que está mesmo no finzinho. Não tenho muita vontade, mas tem de ser. fico sempre sem vontade de acabar aquilo que começo. acho que sou uma insatisfeita de vocação.