- ars longa, vita brevis -
hipócrates
como eu podia falar sobre como esta escultura está no british museum, mas é uma dor de cabeça procurá-la por não estar exposta, mas não vou escrever sobre isso. também podia falar como a escultura não se apresenta na sua forma original, sendo que o braço e a cabeça da ninfa foram substituídos no século XVIII e que por isso é um pouco difícil dizer de que natureza é a relação daqueles dois. é sabido que na mitologia grega os sátiros perseguiam as ninfas e este é um sátiro (basta olhar para as orelhas). não se sabe se a ninfa estava receptiva aos avanços do sátiro pois, como não escrevi, a cabeça da ninfa foi substituída. aqui ela ri, mas estaria de facto num jogo de sedução com o sátiro ou estaria a afastá-lo? (e afastá-lo não faria parte do jogo de sedução? Digo eu assim de repente com os nerbos)
quando a escultura foi herdada por Peregrine Townley em 1805, já estava assim. Peregrine era sobrinho de um grande coleccionador, Charles Townley que adquiriu a escultura retirada da Villa Cassius, perto de Roma. bom, isto para dizer que Charles pertencia a um grupo de homens (uma espécie de clube do Bolinha, "menina não entra", no qual as obras de cariz sexual eram muito apreciadas) e onde esta se encontrava. ora vejam lá se eu não tenho razão neste antes e depois, seja lá o que isso for neste caso:
Sátiro e Ninfa
Século II
British Museum
Johan Zoffany
Charles Townley in his sculpture gallery
1782
eu podia escrever todas estas coisas, mas não vou escrever pois já ando a birar frangos há binte anos.
14 Comments:
Eu já vi um sátiro na Serra de Sicó...um dia conto-lhe.
Manuela Alcântara
https://www.mediastorehouse.com/uig/art/archeology/marble-statue-satyr-clutching-nymph-9472151.html
Assim de repente , olhando para a cópia do link que coloquei e só para dizer qualquer coisa, acho que a ninfa devia estar mais ofegante, pela perseguição e pela excitação do jogo e que esta que a Beluga publicou parece muito fria.
Manuela Alcântara
A próxima vez será muito pior...
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leonardo_da_Vinci_-_RCIN_912363,_Cats,_lions,_and_a_dragon_c.1517-18.jpg
É um pouco difícil dizer de que natureza é a relação daqueles dois????!!!!! Por amor da Santa, ó Beluga!!! É da natureza mais natural que há! A Beluga lê muito, não lê? 🤣🤣🤣🤣🤣
Manuela Alcântara
Oi genti. Legal essas vossas colocações. Qui legal seu Belogui. Sabi o que eu acho? Eu acho qui a minina tava lendo , viu? Aqui nesta cópia não rêstaurada dá pra vê: o bracinho qui tá faltando ,tava sêgurando um livrinho. Com certêza. Flaubert! É isso! A minina tava lendo Flaubert no francês original. E o sátiro também qué lê, num é? Quem não gosta di lê Flaubert? Tudo explicado genti. Obrigada
Êta satirozinho malandro, quêrendo tirá o Flaubert da minina...🤣🤣🤣
Gatos. Obrigada!
Não tanto como gostaria.
Ohhhh!!!.... Que pena eu tenho de si, minha querida Beluga! Sniff, sniff, sniff...Bençãos de luz para si!
Manuela Alcântara
Tem correio.
https://youtu.be/dSIKBliboIo?si=5YvENTAqmVpvcbh1
Fique à espera. Só acerta no que não interessa. E olhe que mesmo assim, se se contenta com isso, contenta-se com muuuuuito poucochinho.
De acordo com a segunda lei da termodinâmica, não é uma singularidade.Você e a burra estão perfeitamente alinhadas com a entropia geral
Manuela Alcântara
Tem correio
Oi genti! Tudo jóia.?
Eu vejo D. Beluga alinhando com o Yoda. Tão vendo, né???😁😁😁
Ambos grandes e superiores
Para emendar com chave de paródia erudita todos os disparates que escrevi para aqui.
Flaubert escreveu uma didascália que resume bem a obscura relação entre o sátiro e a ninfa da escultura que iniciou este post:
Crépitus se fait entendre
Manelita Manolo
Enviar um comentário
<< Home