- ars longa, vita brevis -
hipócrates
antes e depois ou "como já sei que vão dizer 'não tem nada a ver'. aliás, a expressão 'não tem nada a ver' é que não tem nada a ver porque ninguém me tira da ideia que se deveria escrever 'não tem nada a haver'. 'haver' no sentido de 'estar relacionado com' e não no sentido de estar a dever alguma coisa a alguém. porque quando escrevemos 'há', escrevemos no sentido de 'existe'. mas o melhor mesmo é evitar fazer uso da expressão até porque, pelo que sei, é uma expressão brasileira e há expressões portuguesas que dizer o mesmo. quanto ao Klimt, este não é dos seus melhores quadros, nem o mais conhecido. a fase inicial foi péssima - para quem pretendia com a Secessão Vienense fugir da Academismo os primeiros quadros são um tiro no pé - mas depois Klimt lá encarreirou. na minha opinião bom mesmo é o friso de Beeethoven e os retratos de figuras históricas e mitológicas. (mas o que gosto mesmo é o quadro Goldfish. é tão... Caravaggio). neste quadro, a Virgem, Klimt pôde dar asas ao seu gosto pelo detalhe vegetal que tanto aplicou em árvores com intermináveis ramos como em retratos em que as retratadas se confundiam com o fundo. Abandona o erotismo das referidas obras, das obras iniciais como Danae e Judite, para optar antes pela estilização muito conforme o japonesismo, uma moda da época e que os artistas começavam a descobrir. A Virgem não está nua e não é várias. A virgem é só uma, mas como as mutações durante este estado julgava Klimt serem muitas, pintou a virgem como se fosse multifacetada, como se fosse várias mulheres numa só. Ela cobre-se, mas não inteiramente e projecta para nós as pernas abertas.
O editorial de moda para a Vogue Itália realizado por Steven Meisel em Dezembro de 2007 tem semelhanças com a "Virgem" de Klimt. realizou igualmente o editorial baseado nas pinturas de Matisse, referido aqui. e também é sabido como os grandes fotógrafos de moda gostam sempre de meter a arte pelo meio como Mario Testino, por exemplo, de quem já falamos aqui no Belogue, ou Peter Lindbergh isto que fotografou Julianne More a interpretar várias personagens em pinturas conhecidas:"
Gustav Klimt
The Virgin
1913
Narodni Gallery, Praga
Steven Meisel
Vogue Itália
Dezembro 2007
2 Comments:
apoiado
Caro João Barbosa:
tudo ou em parte?
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