quinta-feira, outubro 15, 2009

- o carteiro -

notícias do mundo da arte:
- Os Spandau Ballet vão regressar com uma tourné que irá incluir êxitos antigos e canções do novo album "Once More".
[link]

- Damien Hirst, que mudou o paradigma de obra de arte ao conservar em formol a carcaças de animais e vendê-las a preços escandalosos, originou o regresso ao passado. Esta semana, quando Hirst resolveu expôr algumas pinturas na Wallace Collection aos mesmos preços que os leilões pedem hoje por quadros de Ticiano e Rembrandt, ouviu um coro de críticas de toda a imprensa, de todos aqueles que desde os YBA o veneravam. O problema está em Hirst ter dessacralizado a intocável expressão artística que é a pintura ao aproximar-se muito dos Mestres Antigos (no preço) e dos mais recentes como Picasso ou Freud. Ele pressupõe com isto uma possível comparação com a pintura, que ninguém consegue achar legítimo.
- A ala direita da política e cultura americana (isto parece uma antítese), profundamente conservadora, referiu-se com desdém à colecção de arte dos Obama, alegando que a maior parte dos quadros são cópias de autores conhecidos. Em concreto o quadro Hard Edge é uma cópia de l’Escargot de Matisse. Argumenta-se que as cópias até teriam piada se Obama não estivesse tão desorientado. E o reparo até seria pertinente se tivesse vindo de alguém que não achasse que a Branca de Neve era uma depravada porque vivia com 7 homens anões.

2 Comments:

Blogger AM said...

o Damien não mudou nada...
são tudo reciclagens (bastante foleiras, por sinal) da Pop e do Dada

15/10/09 9:49 da tarde  
Blogger Belogue said...

Está bem... mas quando ele apareceu os críticos (seja lá o que isso for) embarcaram numa vigem mística, encontraram o seu Messias. De vez em quando, e para lhes facilitar a vida, um artista cai no goto de todos os críticos. E o Damien Hirst era a epifania da crítica. Mas o melhor é ver como tudo muda quando ele pega (de facto de forma desastrosa e nem sei se com algum propósito) num campo que está destinado aos "grandes". É como quem lhe diz: "não suba o sapateiro acima da chinela"

16/10/09 1:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home