quinta-feira, outubro 15, 2009

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

Antes e depois ou na continuidade do post sobre a futilidade. Obviamente que ser fútil não é gostar de moda. Na minha opinião a futilidade implica sempre comparação e nessa comparação há uma impossibilidade de resolução. Uma vez que a possibilidade insiste nos nossos gostos, apenas se pode dizer que gostar de X ou de Y é absolutamente fútil quando comparado com Z. Ora, como os gostos se devem discutir, ao mostrar os meus gostos vou ser avaliada pelos outros que farão com eles a comparação acima descrita. Mas como cada um ajuíza de forma diferente (excepto nos casos extremos e mesmo assim, tenho vista muita coisa), não há solução de gosto. O gosto e a premência nem sempre combinam e dentro do gosto, assim como dentro da premência, há várias ordens de importância.
Apresento um post sobre a moda e sobre Dali. Da primeira gosto, do segundo não. Mas era coisa que se impunha. Depois de ver o livro “Moda e Surrealismo” e de me deparar com a obra de Elsa Schiaparelli, uma estilista italiana muito influenciada pelo Surrealismo, notei a semelhança entre muitos dos seus modelos e alguns quadros, principalmente de Dali. Um deles é este casaco com bolsos estrategicamente posicionados. Digo “estrategicamente” porque é muito semelhante à Vénus de Dali e ao pormenor da mulher que se encontra em primeiro plano no quadro “Girafa em chamas”. Como já disse, não gosto nada de Dali, mas estive a ler que Dali interessava-se por moda e atribuía-lhe um sentido paradigmático: a moda condicionava as acções dos homens ou antecedia-as. Quando na Segunda Guerra Mundial os tecidos escassearam, Chanel teve de fazer vestuário com os tecidos usados na roupa interior e usados nas fardas dos soldados (Lagerfeld reviveu isso nos anos 90 ao fazer desfilar modelos vestidas com tailleurs feitos de turco). Quando a Alemanha mostrou ao mundo o seu poder, um dos principais veículos da sua mensagem foi o uniforme da polícia alemã que contrastava com a pobreza dos uniformes dos aliados. Era algo intimidatório, que merecia respeito e medo, mesmo que não se concordasse com o regime. Mas a moda e principalmente a roupa está associada ao seu receptáculo, ao seu contentor (uma vez que moda é muitas vezes desprovida de conteúdo, tem pelo menos um contentor): a gaveta. A gaveta é uma alegoria da Psicanálise, do segredo e, na minha opinião, da Caixa de Pandora. Na Vénus com gavetas, a gaveta representa o interior podre da beleza, mesmo da beleza imaculada. A estilista Elsa Schiaparelli, que também estudou filosofia e era coetânea de Dali, deverá, como ele ter conhecido as teorias de Freud. Desconheço se as aplica com o mesmo sentido de Dali, mas constrói o seu casaco colocando as gavetas praticamente no mesmo local do corpo que Dali coloca, e as suas peças são tão extravagantes quanto as dele. Ela confirma esta relação com Dali, não apenas na colocação das gavetas nos mesmos locais, mas porque, se virmos os modelos que concebe, Elsa é tão desconcertante com a análise da moda e do outro quanto Dali.

Salvador Dalí
Venus de Milo with Drawers
1936
Colecção Privada


Elsa Schiaparelli


E para concluir a futilidade, eis uma sugestão, um bocadinho tardia, mas quem dá o que tem, a mais não é obrigado. Em Dusseldorf, no NRW Fórum, até 1 de Novembro é possível ver os vídeos e as instalações relativas aos desfiles de moda mais fantásticos dos últimos tempos: Thierry Mugler em 1997, Dries van Noten em 2004, Yves Saint Laurent no Grand Palais em 2008, Yohji Yamamoto em 1998, Rodarte na Gagosian Gallery em 2008, Maison Martin Margiela em 2009-10-10, Dior em 2005, Alexander MsQueen em 1999, e John Galliano em 2009.

3 Comments:

Blogger alma said...

Cara Beluga,
Grande post!
A Elsa deve ter sido uma mulher e pêras e não me admiro que tenha sido a fonte de inspiração do Dali :)como já deve ter calculado gosto da Elsa e nada do Dali :)
de um dos modelos mais conhecidos e que considero de Génio(AM salte esta palavra)é o chapéu sapato qual philip treacy qual carapuça ...
muito obrigada por de vez em quando alimentar a minha futilidade :)

21/10/09 12:09 da manhã  
Blogger alma said...

Cara Beluga :)
a Elsa deve ...?!
a Elsa devia...?!
a Elsa deva ...?!
ou ...?!

aceito com humildade a reprimenda :)))

22/10/09 12:45 da manhã  
Blogger alma said...

por fim :)
não me importava de enfiar uma carapuça do Philip Treacy !

22/10/09 1:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home