quarta-feira, novembro 12, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou como "não sei bem se isto é um antes e depois porque desconheço se houve intenção no "depois". Sabendo que é Giorgio Armani (Ciao Gio! Va bene bello?) e que este é um apaixonado pela cultura italiana, como qualquer italiano que se preze e que o homem destila bom gosto mesmo para escolher os próprios namorados, acredito que esta fotografia do jogador de futebol do L.A. Galaxy tenha alguma coisa em comum com o torso de Belvedere. Apesar de as outras fotografias da campanha não nos lembrarem nenhuma obra de arte, nem da Antiguidade nem dos nossos dias, acho que Armani preferiu fazer uma homenagem à escultura helenística. Coloco em evidência a forma como a fotografia corta David Beckham de propósito pelos joelhos e como o uso de uma camisa preta que se dilui no fundo também preto, cria a ilusão de que o jogador não tem braços nem pernas tal como o torso. Para vender alguma coisa convém que tenha um rosto e de preferência de agrado da maioria, por isso o rosto de David Beckham ficou. Mas o torso de Belvedere, da autoria do escultor grego Apolónio é conhecido pela sua musculatura abdominal (quem pesquisar no Google, por imagens, "torso+Belvedere", encontrará outras das costas da escultura que são um escândalo de bem feitas). É claro, um excesso. Toda a obra é um excesso. Não obstante o exercício físico que os homens da Antiguidade tinham de fazer (não havia carros, não havia estradas alcatroadas, não havia bicicletas nem transportes púbicos, não havia gruas e todo o trabalho era manual), é praticamente impossível um ser humano ter aquela definição abdominal, nos membros e ainda nas costas. Para os mestres do Renascimento, muito influenciados pela imagem do torso musculado, essa inverosimilhança não interessava. No entanto, para quem quiser ver o verdadeiro torso (o de Belvedere, claro) fica avisado que este joga pelo calcio da equipa do Vaticano, numa das muitas salas que constituem os Museus do Vaticano. Mas atenção, esta estátua é uma réplica, uma cópia. A original, que Deus a tenha datava do século II a.C.:"

Apolónio
Torso de Belvedere
Século II a.C.
Museus do Vaticano, Roma


Emporio Armani
2008

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá.

Nos últimos dias, acompanhei (e fucei posts antigos do) seu blog, especialmente aqueles que se referem à história da arte, antes e depois e etc. Muito bons. Falo como leigo, que acompanha no máximo os livros da Taschen. Mas a forma que você coloca os posts deixa tudo mais interessante para nós.

Fora isto, ainda tem um gosto musical excelente (Chico, Caetano, Johnny Cash(*)...). Parabéns e continue assim, vou recomendar seu blog aqui pelo Brasil (Apesar de sua gozação com nosso sotaque: "vídjio"??? rss)

Como vi em um outro comentário elogioso a seu respeito, que você não curte elogios, vou parando por aqui. Segue uma sugestão: classificar os posts por tags/categorias... Facilita a vida de quem quer pesquisar.

(*)Só não entendi um post com letras de Só pra Contrariar, Leandro e Leonardo...

Ass Zeugmar Zeugma

14/11/08 2:57 da manhã  
Blogger Belogue said...

Caro(a) Zeugmar Zeugma:
é muito bom ter notícias desse lado do oceano (que por sinal é um óptimo lado. pelo menos nesta altura deve ser mais quente que este lado do oceano).
Eu também escrevo como leiga, com o que leio em livros da Taschen, outros e com aquilo que procuro. Não sou expert, por isso sinta-se à vontade para corrigir ou criticar sempre que achar que deve.

Obrigada pelos elogios musicais e pelos outros. Quanto ao sotaque do Brasil, é só porque eu adoro o vosso sotaque e principalmente porque vocês conseguiram tornar a língua algo vivo. Adoro as vossas expressões para designar as coisas: ficar nu é estar no osso, quando uma pessoa ou alguma coisa é perigosa dizem que é tábua de caixão. Eu adoro isso e não lhe faço favor nenhum em dizer isto porque não faço favores a ninguém. Também gosto do sotaque do puarto (porto) e faço posts a mostrar isso.
Quanto às categorias, tags, já pensei nisso, mas para falar a verdade, não me tem apetecido fazer isso.
Relativamente ao que fala das letras dos Só pra contrariar e da dupla leandro e leonardo, se eu tivesse tags aí é que ficava a perceber (tem razão, sim senhor, eu devia ordenar as coisas), mas passo a explicar. De vez em quando faço um apanhado de músicas que me fazem rir, ou cuja letra acho ridícula ou simplesmente que fizeram parte da minha adolescência. Já fiz com a chamada música pimba portuguesa, já fiz com a jennifer lopez e o my love don't cost a thing ("pensas que vou precisar do teu dinheiro eu não preciso, pensas que vou precisar do teu fio dental eu tenho o meu"???? que raio de letra é esta?) e fiz com os só pra contrariar porque me rio muito com o "estou fazendo amor com outra pessoa/mas meu coração vai ser pra sempre seu/o que o corpo faz a alma perdoa...)

Volte sempre. Garanto-lhe que é bem vindo(a) e que prezo muito a cultura brasileira.

15/11/08 2:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Legal!

Bem, eu acho bem difícil saber menos que você no que se refere a arte (Isto é menos "puxa-saquismo" e mais auto-conhecimento), mas se descobrir algo, aviso... Afinal, como diria Millôr Fernandes, "Ignorância é algo que todo mundo tem, mas em coisas diferentes."

Abraços
do amigO

Zeugmar Zeugma

16/11/08 5:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home