terça-feira, setembro 16, 2008

- não vai mais vinho para essa mesa -

(a dar explicações aos "Novas Oportunidades")
- professora nós queríamos...
- trate-me pelo meu nome, por favor.
- desculpe.
- não precisa de pedir desculpa, mas não sou professora e não são necessárias formalidades.
- nós queríamos que nos ajudasse a desenho técnico.
- sim... quais são os objectivos do programa?
- é desenhar coisas assim.
- humm... é o básico. não temos muito tempo, mas sendo o básico, pode ser que se consiga qualquer coisa... têm aristo, lápis e borracha de pão?
- borracha de pão?
- ok, uma borracha normal serve.
- o que é um aristo?
- é isto (mostra o aristo). substitui a régua, o esquadro e o transferidor. e algumas dores de mãos.
- hã?
- era uma piada.
- nós só temos régua e esquadro.
- não têm de comprar, mas dá mais jeito. têm o essencial, não é? sabem o que é uma recta, uma semi-recta e um segmento de recta?
- sim, mas eu não consigo segurar muito bem no lápis e na régua ao mesmo tempo. fico toda a tremer.
- a tremer?
- sim.
- é só uma régua. e é a sua régua. não vai apanhar uma reguada nem nada disso. é a XXXXX que domina o desenho e o material e não o contrário.
- está bem.
- não se preocupe. isto é muito fácil. quero me me desenhem, ao acaso na folha, uma recta.
- com quantos centímentros?

3 Comments:

Blogger João Barbosa said...

hummm... hã... não dominavam os conceitos... dê-lhes uma nova oportunidade

16/9/08 11:13 da manhã  
Blogger AM said...

ou como dizia o saudoso professor, o pintor Sá Nogueira, estas coisas não se ensinam, aprendem-se...

(eu sei que isto não é o da maria - é o da beluga - e que as caixas de comentários não são os "discos pedidos" - quanto muito são os disco perdidos ou os discos de perdição... - mas será abusar pedir mais postas sobre os "nossos" artistas?... a posta sobre a vasconcelos saiu-lhe tão bem...)

16/9/08 10:05 da tarde  
Blogger Belogue said...

caro joão barbosa:
tenho-o na maior conta e deve ter percebido que uma recta não tem princípio nem tem fim.não é uma questão de dominar os conceitos é uma questão de senso comum. é daquelas coisas que se sabe e pronto, não há explicações. eu dei-lhes as oportunidades todas e mesmo a senhora que dizia tremer acabou por dominar ali o lápis como "gente grande". eu só não percebo é qual é o critério das "novas oportunidades", nem o objectivo. tenho conhecidos a dar aulas aos "novas oportunidades" e o conteúdo do programa é ridículo. tratam as pessoas como se elas não tivéssem evoluido desde os tempos em que terminaram a escola e o tempo presente. mais: ninguém reprova, são ordens superiores. (não celestiais, claro, but you know what i mean)

Caro AM:
bem, hoje estou uma mãos largas, peça o que quiser. é um post sobre o filme, sairá um post sobre o filme. mas há uma coisa que tenho de lhe explicar mesmo que me diga (e o que é que eu tenho com isso, ajoelhou, tem que rezar!). esta não á a minha área. enquanto o am é arquitecto (acho que não estou a cometer nenhuma inconfidência) e escreve sobre arquitectura, a minha área não é a crítica de arte (i wish!). o que vou postando, mesmo que pareça para muitos incipiente, é o resultado do meu gosto pela área e das minhas investigações voluntárias. muitas vezes, para postar todos os dias tenho de descurar a investigação mais aprofundada (até porque a minha vida não é, definitivamente, só blog!). prometo (dedos cruzados e cuspidela na palma da mão) que vou dedicar-me mais aos nossos artistas; aos bons exemplos e aos maus. mas a vasconcelos era coisa que já andava a pedir... teve de ser.

17/9/08 12:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home