- ars longa. vita brevis -
hipócrates
antes e depois ou "como me caia agora um dente se eu percebo este antes e depois. André Malraux dizia, e bem, que não obstante o elevado número de discípulos que cada um dos grandes mestres teve, nunca se ouviu falar da produção de nenhum deles. Eram aprendizes de mestres e ficaram sempre na sombra dos mesmos. Não será só isso que terá feito a regra; uma vez a técnica descoberta e o génio a funcionar, não restava aos aprendizes imitar a técnica e fazer muito esforço para conseguir o génio. O que Malraux diz por outras palavras é que quando os Mestres copiam, é obra e quando os aprendizes copiam é rotina. Neste caso não estamos perante mestre e aprendiz, mas sim, dois mestres. E não estamos perante dois trabalhos com uma temática universal, mas sim um retrato que curiosamente - e aqui é que a "porca torce o rabo" - é o retrato da filha de Ticiano. Ticiano pintou a sua filha Lavinia em várias ocasiões, quase sempre nesta posição, mas era pai. Não percebo é porque Rubens pintou a mesma pessoa, 50 anos mais tarde e Lavinia tem o aspecto de quando o pai a pintou. Rubens retrata-a com um "delay" de cerca de 50 anos. À primeira vista parece não existir qualquer diferença, mas não é assim: reparem no fio que Rubens lhe colocou, com um pendente e que não existe no original, Rubens desenha a mão de Lavinia numa posição diferente daquela que o seu pai desenhou e por fim, surge o outro brinco de pérola na versão de Rubens. Um "fan" é um abanico, embora neste caso os abanicos se pareçam mais com livros de orações. Lavinia nasceu por volta de 1530 e Rubens em 1577, o que quer dizer que ela era mais velha do que ele cerca de 40 anos. No quadro de Ticiano ela tem, segundo as contas, 25 anos, mas não parece nada, o que me leva a concluir que ou o pai a favoreceu ou pintou o retrato de Lavinia enquanto criança. Poderia Rubens, que na altura em que pintou Lavinia tinha cerca de 25 anos ter-se apaixonado pelo retrato (não pela pessoa nem si, se calhar nessa altura Lavinia já tinha morrido), e como um enamorado, ter oferecido à Lavinia de tinta e tela, um fio com um pendente? Ok, eu deixo-me de coisas:"
Ticiano
Lavinia (Girl with a Fan)
c. 1556
Gemäldegalerie, Dresden
Peter Paul Rubens
Lavinia
1603
Kunsthistorisches Museum
Lavinia
1603
Kunsthistorisches Museum
2 Comments:
não fosse o desfazamento de 50 anos e diria que a mocinha só tinha um vestido
ela realmente está mais abatida na segunda versão, mas aquela pele não é de uma velha. não sei... aqui há marosca
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