quinta-feira, agosto 21, 2008

- o carteiro -

a verdadeira "pescadinha de rabo na boca" (de onde eu venho diz-se "rabo e não "cauda"):

O quadro “Madaglene Reading” de Rogier van der Weyden mosta uma figura feminina que pode ser identificada com Maria Madalena devido não só ao que está a ler, mas também por causa do recipiente que se encontra a seu lado, em referência ao unguento que Madalena passou nos pés de Cristo (talvez Madalena esteja a ler a referência bíblica desse episódio). A parte de cima que está em falta no quadro, existe; ou seja, o quadro não é assim. 
Rogier van der Weyden 
The Magdalene Reading
c. 1445
National Gallery, Londres

Ao lado de Maria Madalena descobriu-se, em muito mau estado, mas depois recuperado, a imagem de um santo, de uma figura masculina. O quadro foi depois retalhado e a parte da cabeça do santo que é São José, está hoje na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

Rogier van der Weyden 
St Joseph
c. 1445
 Gulbenkian Foundation, Lisboa

Querem ver, se os juntar, eles preenchem-se. E assim se junta o que na realidade está separado. (Acho que é a febre a falar). 


A forma como Maria Madalena se encontra no espaço é muito semelhante à imagem de Santa Bárbara na painel de Werl que se encontra, também retalhado, no Museu do Prado. Podia até dizer-se que o modelo é o mesmo graças à delicadeza de feições, detalhes elaborados e expressão pia. O quarto onde se encontra Santa Bárbara tem muitas semelhanças com o quadro onde o anjo anuncia à Virgem que esta será a mãe do Salvador, quadro esse do mesmo autor do painel de Werl e que se chama, obviamente, “Anunciação”. 
Master of Flémalle
Annunciation
c. 1430
Museo del Prado, Madrid

O painel de Werl foi dividido em várias partes. (Acho que falta a parte central) Numa delas está Santa Bárbara, como vimos e na outra está o resto do quarto. Se juntarmos as duas partes, como podemos ver aqui, notamos que do lado esquerdo está um espelho. Este espelho foi retirado, sem moldura, mas em tudo o resto é igualzinho, do quadro “Portrait of Giovanni Arnolfini and his Wife” pintado quatro anos antes. 
Master of Flémalle 
The Werl Altarpiece (right wing)
1438
Museo del Prado, Madrid


E agora, para dar a volta completa, subam com o cursor ao longo do post (que não é longo, mas é como as revistas de decoração; tem muitas imagens) e vejam como o vestido da noiva no Casamento dos Arnolfini é muito parecido com o vestido de Maria Madalena, não só na cor, mas no corte. A Vogue Flamenga aprovou!
Jan van Eyck
Portrait of Giovanni Arnolfini and his Wife
1434
National Gallery, Londres

7 Comments:

Blogger Ji|||i said...

que bom puzzle pra começar o dia!

21/8/08 11:01 da manhã  
Blogger João Barbosa said...

adorei este post... já ganhei mais uma coisa para contar aos amigos (cito-a muitas vezes)...

21/8/08 12:36 da tarde  
Blogger João Barbosa said...

cito-a no sentido que conto o que aqui aprendo e digo quem foi que me ensinou

21/8/08 12:36 da tarde  
Blogger AM said...

não há truncados como os posts da beluga

21/8/08 1:16 da tarde  
Blogger Belogue said...

Caro Q:
melhorzinho?

Caro João Barbosa:
tenha calma... um dia destes ainda me aparece aqui gente da ASAE a ver o que ando a fazer. Não conte a muita gente, podem ficar desiludidos. (Eu às vezes fico!)

Caro AM:
eu é truncados, é pescadinhas de rabo na boca é tarte de maçã, é quiche de alho francês e um peixe em papelote, que não lhe digo nada...

25/8/08 3:42 da manhã  
Blogger AM said...

e as "lulas", não me diga que retirou as lulas da ementa?

25/8/08 1:19 da tarde  
Blogger Belogue said...

aquilo é o que gosto de cozinhar e o que cozinho bem. as minhas especialidades. as lulas... gosto de tocar lulas, gosto de ver lulas. não é o meu prato preferido, mas gosto do animal.

27/8/08 3:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home