- o carteiro -
a verdadeira "pescadinha de rabo na boca" (de onde eu venho diz-se "rabo e não "cauda"):
O quadro “Madaglene Reading” de Rogier van der Weyden mosta uma figura feminina que pode ser identificada com Maria Madalena devido não só ao que está a ler, mas também por causa do recipiente que se encontra a seu lado, em referência ao unguento que Madalena passou nos pés de Cristo (talvez Madalena esteja a ler a referência bíblica desse episódio). A parte de cima que está em falta no quadro, existe; ou seja, o quadro não é assim.
Rogier van der Weyden
The Magdalene Reading
c. 1445
National Gallery, Londres
c. 1445
National Gallery, Londres
Ao lado de Maria Madalena descobriu-se, em muito mau estado, mas depois recuperado, a imagem de um santo, de uma figura masculina. O quadro foi depois retalhado e a parte da cabeça do santo que é São José, está hoje na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.
St Joseph
c. 1445
Gulbenkian Foundation, Lisboa
c. 1445
Gulbenkian Foundation, Lisboa
Querem ver, se os juntar, eles preenchem-se. E assim se junta o que na realidade está separado. (Acho que é a febre a falar).
A forma como Maria Madalena se encontra no espaço é muito semelhante à imagem de Santa Bárbara na painel de Werl que se encontra, também retalhado, no Museu do Prado. Podia até dizer-se que o modelo é o mesmo graças à delicadeza de feições, detalhes elaborados e expressão pia. O quarto onde se encontra Santa Bárbara tem muitas semelhanças com o quadro onde o anjo anuncia à Virgem que esta será a mãe do Salvador, quadro esse do mesmo autor do painel de Werl e que se chama, obviamente, “Anunciação”.
Master of Flémalle
Annunciation
c. 1430
Museo del Prado, Madrid
c. 1430
Museo del Prado, Madrid
O painel de Werl foi dividido em várias partes. (Acho que falta a parte central) Numa delas está Santa Bárbara, como vimos e na outra está o resto do quarto. Se juntarmos as duas partes, como podemos ver aqui, notamos que do lado esquerdo está um espelho. Este espelho foi retirado, sem moldura, mas em tudo o resto é igualzinho, do quadro “Portrait of Giovanni Arnolfini and his Wife” pintado quatro anos antes.
Portrait of Giovanni Arnolfini and his Wife
1434
National Gallery, Londres
Master of Flémalle
The Werl Altarpiece (right wing)
1438
Museo del Prado, Madrid
1438
Museo del Prado, Madrid
E agora, para dar a volta completa, subam com o cursor ao longo do post (que não é longo, mas é como as revistas de decoração; tem muitas imagens) e vejam como o vestido da noiva no Casamento dos Arnolfini é muito parecido com o vestido de Maria Madalena, não só na cor, mas no corte. A Vogue Flamenga aprovou!
Jan van EyckPortrait of Giovanni Arnolfini and his Wife
1434
National Gallery, Londres
7 Comments:
que bom puzzle pra começar o dia!
adorei este post... já ganhei mais uma coisa para contar aos amigos (cito-a muitas vezes)...
cito-a no sentido que conto o que aqui aprendo e digo quem foi que me ensinou
não há truncados como os posts da beluga
Caro Q:
melhorzinho?
Caro João Barbosa:
tenha calma... um dia destes ainda me aparece aqui gente da ASAE a ver o que ando a fazer. Não conte a muita gente, podem ficar desiludidos. (Eu às vezes fico!)
Caro AM:
eu é truncados, é pescadinhas de rabo na boca é tarte de maçã, é quiche de alho francês e um peixe em papelote, que não lhe digo nada...
e as "lulas", não me diga que retirou as lulas da ementa?
aquilo é o que gosto de cozinhar e o que cozinho bem. as minhas especialidades. as lulas... gosto de tocar lulas, gosto de ver lulas. não é o meu prato preferido, mas gosto do animal.
Enviar um comentário
<< Home