terça-feira, agosto 19, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates


Antes e depois ou “descubra as diferenças. Há diferenças, mas desde já digo que são muito difíceis de ver. Por isso passo a enumerá-las: o menino de branco que está de costas para nós em primeiro plano e do lado direito do quadro, é loiro no quadro de Rubens e moreno no quadro de Van Dyck; o Imperador Teodósio que fala com Santo Ambrósio tem barba no quadro de Rubens, mas não tem na versão de Van Dyck; o acompanhante do imperador, à esquerda do quadro, tem cabelo grisalho e curto na versão de Rubens, mas tem cabelo escuro e comprido na versão de Van Dyck; os dois homens encostados à parede, atrás do santo e ao lado da criança de branco não são os mesmos nas duas versões. Um desses homens, o que está de perfil é de facto, no quadro de Rubens, um amigo do pintor: chamava-se Nicolaas Rockocx e serviu de modelo para o quadro Sansão e Dalila de Rubens. Por fim podemos destacar o tom mais tenebroso e ameaçador no quadro de Van Dyck do que no de Rubens que abre a cor. Na versão de Rubens é possível ver o que se passa da cintura para baixo dos intervenientes, enquanto com Van Dyck, é muito difícil distinguir o que acontece na parte inferior esquerda do quadro. O mais estranho é não existir a imagem da versão de Rubens, a primeira das duas, no site do Kunsthistorisches Museum, onde a tela se encontra.

O quadro conta a história do Imperador Teodósio que ordenou um massacre contra os habitantes de Tessalónica. O Arcebispo de Milão, Santo Ambrósio ficou tão furioso que recusou a entrada do Imperador na Catedral de Milão. O tom ameaçador de Teodósio é mais visivel na pintura de Van Dyck, mas o Arcebispo também não se deixa ficar e embora não assuma a mesma postura, tem no seu báculo uma forma de poder tão forte quanto o poder de imperador. É essencialmente uma pintura que confronta dois poderes: o poder do Imperador que vinha de Deus e o poder de Deus na Terra sob a forma de Arcebispo:"

Peter Paul Rubens
St Ambrose and Emperor Theodosius
1615
Kunsthistorisches Museum


Sir Anthony Van Dyck
Emperor Theodosius Forbidden by St Ambrose To Enter Milan Cathedral
1619-20
National Gallery, Londres