A noite é a mãe, o princípio primordial de todos as origens cósmicas, pelo menos nos Poemas Órficos. Aí podemos ler que da sua união com o vento, a noite gerou um ovo prateado, a Lua, da qual nasceu Eros-Phanes; ou seja, traduzindo do grego, o eros revelado (Eros é o deus do amor e phanes quer dizer revelado). Diz-se também que, para além da Lua, eram filhos da Noite o Céu, a Terra, o Sono e a Morte. E como é mãe do Céu e da Terra, é também mediadora entre o elemento aquático e subterrâneo, lugar de gestação. É por isto que a noite é considerada a fonte de todas as possibilidades, possibilidades essas que se concretizam ao nascer do dia.
Gaetano Previati
Le jour réveille la nuit
1898-1950
Museo Revoltella, Trieste
Miguel Ângelo
Night
1526-33
Sagrestia Nuova, San Lorenzo, Florença
Do lado esquerdo deste quadro deparamo-nos com algumas criaturas estranhas, monstruosas mesmo que foram inspiradas nas "Histórias verdadeiras" de Lucien de Samosate. Mais acima destas criaturas deparamo-nos com uma vila em chamas, cena esta cuja atmosfera e carácter geral foi retirada de uma gravura de Marcantonio Raimondi (aquele de onde foi retirada a cena para o "Déjeuner sur l'herbe"). A cena central entre uma figura feminina e uma figura masculina inspirou-se na lenda da "Casa do Sono" de que Ovídio fala nas suas Metamorfoses. Mais à direita, entre a Lua e a cabeça do galo, entre o sono e a coruja está a Noite.
Battista Dossi
Nigth
1544
Gemäldegalerie, Dresden
Neste quadro de Albrecht Altdorfer (que foi muito difícil de arranjar), a Noite está representada como uma força protectora no topo da pintura, como um manto que cobre de negro a imagem, mas como antecipa o dia, deixa em aberto essa possibilidade. Nesta cena no entanto o tema não é tratado de forma mitológica nem cósmica nem filosófica, mas cristã e por isso o sentido de Noite é diferente. Mesmo o halo de luz no topo do quadro funciona como protecção para o ser nascido e marca este momento como altura de recolhimento e celebração do nascimento de Cristo.
Albrecht Altdorfer
Holy Night
1520
Kunsthistorisches Museum, Viena
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home