sexta-feira, agosto 08, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates


antes e depois ou “o mais bonito neste quadro de Seurat é que lá atrás, na parede do lado esquerdo do quarto que está pintado no quadro podemos ver um outro quadro de Seurat, talvez o mais conhecido, “Um Domingo à tarde na ilha da Grande Jatte”. Jeanloup, que tem nome de personagem da “Recherche…” do Proust (embora no caso da “Recherche” fosse Saint Loup), fotografou, não toda a cena de “Os Modelos”, mas apenas a figura central. Existem duas versões deste quadro e esta é a melhor para o propósito que nos interessa pois a outra, como tem o ponto mais aberto, torna a imagem mais difusa. Mas ao contrário da imagem que está por trás da imagem principal, Seurat conseguiu pontilhar estas mulheres de uma forma mais opaca e sem halos. Por outro lado, enclausurou-as ao pintá-las num quarto em que uma das paredes está coberta, de cima a baixo, com um quadro de uma pintura que retrata uma cena de ao ar livre. As três figuras parecem não comunicar entre si, como se tivessem sido pintadas em momentos diferentes ou como se tivessem sido pintadas em separado, cada um em seu lugar e depois tivessem sido colocadas no mesmo espaço. Aliás, todas elas estão a posar, não se sabe se para o mesmo pintor, mas para quadros diferentes, se para pintores diferentes ou se simplesmente para a audiência, para quem vai vê-las. A figura central, aquela através da qual Jeanloup presta homenagem a Seurat é a mais atrevida e descomplexada; desgastada, profissional e cansada posa com insolência e olha para nós sem o mínimo de vergonha:"

Georges Seurat
The Models
1886-88
The Barnes Foundation, Merion



Jeanloup Sieff
Homenagem a Seurat
1964
Colecção Gruber