quinta-feira, agosto 07, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou "a segunda imagem não é bem assim. sabe-se que Hopper é o pintor dos silêncios e por isso na pintura original existe uma área da sala, que aqui foi cortada, para a direita da mulher sentada. mas olhei para o livro, tapei aquela parte da sala, que é aquilo que distingue a pintura, e achei que estava parecida com esta de Friedrich. Também estaria bem se a comparação fosse feita com Hammershøi, mas pelo que percebi, há mais quadros de Hopper que podem ser relacionados com outros artistas. Em ambos os casos, nota-se a tensão e neste, até a tristeza. Tanto em Hopper como em Friedrich e em Hammershøi, a tristeza é uma das componentes do quadro. sem aquele silêncio feminino (em Hammershøi, pelo menos), as pinturas perdiam toda a força. é como se todas as conversas não fossem necessárias. este antes e depois está um bocadinho fraco, mas "um dia é-se o pombo e no outro a estátua" e "a cavalo dado não se olha o dente":

Caspar David Friedrich
Woman at a Window
1822
Nationalgalerie, Berlim


Edward Hopper
Quarto em Brooklyn
1932
Museum of Fine Arts, Boston

2 Comments:

Blogger João Barbosa said...

hummm... (mistériooo)

7/8/08 9:39 da manhã  
Blogger Belogue said...

hummm..., mistério fabricado no photoshop com um "crop" na imagem...

8/8/08 3:04 da manhã  

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