sexta-feira, maio 13, 2022

- o carteiro -

olá! Estais bões? por aqui, nunca pior. 
enquanto escrevo tenho de dizer - em meu favor - que estou especialmente nervosa porque tenho de ir trabalhar e isso deixa-me ansiosa. portanto, se a coisa correr mal, a culpa é do trabalho. 
eu devia ser dona da internet porque a internet muitas vezes não serve os meus interesses. mas, não sendo, vou encontrando alternativas. vocês lembram-se desta questão bizantina? pois é, descobri mais outro homem de turbante vermelho. mas antes de ir a isso apresento este "antes e depois" com um "correio" pelo meio. 
Jan van Eyck pintou esta Virgem com o Menino e Santa Bárbara, Santa Isabel e Jan Vos. Jan Vos era o monge cartusiano que vemos retratado nesta pintura e que encomendou a obra. Ele mostra-se apresentado a Nossa Senhora e ao Menino pelas santas Bárbara e Isabel. Mas não foi único pintor a quem Jan Vos encomendou uma pintura deste género. Também Petrus Christus o pintou na mesma situação. Podem ver que o rosto é o mesmo, com aquela ruga entre os olhos, no começo da cana do nariz:










Jan van Eyck
The Virgin and Child with St. Barbara, St. Elizabeth, and Jan Vos
1441–43
The Frick Collection​​​​​​, Nova Iorque









Jan van Eyck
The Virgin and Child with St. Barbara, St. Elizabeth, and Jan Vos (pormenor)














Petrus Christus
The Exeter Madonna
1450
Gemäldegalerie, Berlim







Petrus Christus
The Exeter Madonna (pormenor)

Voltando ao post de 2010 e ao homem de turbante vermelho (o próprio Van Eyck) que podemos ver em pinturas como o Arnolfini Portrait, na Madonna of Chancellor Rollin e na Virgin and Child with Canon van der Paele, ele aparece também nesta pintura de fim de vida de Van Eyck, escondido entre as plantas. Conseguem ver?







E assim acontece. Beijinhos e cuidado com as pinguinhas de xixi no assento da sanita.

2 Comments:

Blogger Pedro said...

Cara Beluga,
como é que descobriu esta imagem escondida entre a folhagem? Leu isso nalgum lado ou deu-se ao trabalho de analisar o quadro com uma lupa? Seja como for, é notável.
Envio-lhe cumprimentos e... muitas saudades.
pedro

19/5/22 1:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, bom dia. Vi esta referência num vídeo no youtube. Não sei se era um documentário ou uma "conferência" (falta-me palavra melhor) num museu que estava a expor Van Eyck. Não percebi onde estava a figura; tive de ir ao google art project e analisá-la várias vezes para localizar o homem de turbante vermelho.

20/5/22 7:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home