segunda-feira, dezembro 19, 2011

- ars longa, vita brevis -
hipócrates


antes e depois ou depois e antes ou como já nem sei como apresentar isto.  cronologicamente, o primeiro teria sido Pontormo e depois Botticelli teria feito um quadro relativo ao primeiro, mas como o quadro de Pontormo é póstumo... cá vai. Em 1474 , mais coisa menos coisa, Botticelli pinta um jovem em três quartos, o que não era nada comum no retrato italiano. Apesar dos italianos terem sido muito avançados no Renascimento, em relação ao retrato não foram e pode mesmo dizer-se que os flamengos tinham algum avanço. O que se passava era que o retrato flamengo, sem constrangimentos de maior, representava as pessoas em três quartos, meio corpo, com as mãos postas sobre o colo ou a segurar um objeto. estes retratos conseguiam ser mais fiéis à realidade e digo isto partindo de um exemplo. Federico da Montefeltro, italiano, fazia-se retratar sempre de perfil e mais importante do que isso, sempre do mesmo lado. A razão para isto era a mesma que ainda hoje leva o Júlio Iglésias a só aceitar ser fotografado de um lado do rosto: estéticas. Federico tinha cegado de um olho e por isso não era possível retratá-lo mostrando o lado direito do rosto. Porém a Itália tinha uma boa razão, no geral e não neste caso específico, para retratar pessoas de perfil. Os retratos italianos tinham conhecido com as medalhas, os frescos e os bustos romanos o perfil como forma de assumir e dar a conhecer o carácter de alguém. o perfil nobilitava. bem, a verdade é que só os nobres é que eram retratados, por isso... ficava ela por ela. Para além disso a arte italiana continuava apegada à tradição bizantina que idealizava o retrato. Mas de facto vê-se que o retrato italiano é sobretudo o retrato de perfil e o retrato flamengo é o retrato a três quartos. pelo verismo, e só por isso, digo que o flamengo era mais "avançado". O que é que acontece? Acontece então que na referida data Botticelli retrata aquele jovem, já não de perfil, mas a três quartos. Este mesmo jovem tem na mão uma medalha com um perfil, perfil esse que era de Cosimo-o-velho. Ora, analisando o perfil da medalha com o perfil de Cosimo retratado num quadro póstumo (Cosimo morreu em 1464), vemos que é o mesmo. muito provavelmente existia um outro quadro de Cosimo a partir do qual se fez a medalha, isto porque acho muito difícil ter sido ao contrário e por isso a medalha ter dado origem ao quadro. também pode ter acontecido as imagens serem extraordinariamente parecidas porque os pintores tinham capacidade de retratar o real com fidelidade, coisa de que não duvido, mas custa-me a crer que o homem não tenha mudado de fisionomia. de qualquer forma, ficam aqui as imagens e a história.