segunda-feira, janeiro 26, 2009

- ars longa, vita brevis -
hipócrates


Antes e depois ou como talvez não tenha nada a ver ou “como vou começar pelo fim”. A fotografia que Steven Meisel tirou a Carolyn Murphy no âmbito de uma campanha publicitária da casa Versace, isto corria o ano de 1998, deixou-me a pensar que seria parecido com qualquer coisa que já tinha visto antes. Tinha quase a certeza que existia já, algures, um quadro assim. Ou então, que uma das fotografias promocionais do filme Elizabeth era assim.
Paolo Veronese
Portrait of a Venetian Woman (La Belle Nani)
c. 1560
Musée du Louvre, Paris



Steven Meisel
Versace
Outono/Inverno 1998-1999

As restantes fotografias desta série corroboram este meu pensamento, embora seja difícil estabelecer a correspondência entre aquilo que vemos e o que achamos que o antecede. Por vezes, numa fotografia parecia ter visto 2 quadros diferentes, mas como estava certa da correspondência entre esta com Carolyn Murphy e uma outra, que na minha cabeça, existia, optei por esta. Não é que me arrependa, mas vamos elencar estes pontos: não existe correspondência directa (Ohhhhhh!), mas antes uma correspondência passiva. Identifico muito o vestido e a posição das mãos na fotografia de Meisel com a pintura de Veronese, mas nesta última não há espada, a espada não aparece e tenho quase a certeza que esta relação é casual. Por isso procurei por Lucrécia, a heroína romana que foi violada pelo patrão do marido e que por não conseguir viver com essa vergonha se suicidou (é a primeira imagem depois do texto). Como encontrei a espada, mas não o vestido ou a posição das mãos, procurei por Judite, a viúva judia que para libertar o seu povo degola o general Holofernes. No então também não há nada relativo ao vestido ou às mãos. Para mim a fotografia tem um pouco da imagem de Cranach e da de Giorgione, mas se alguém souber de uma única imagem que agregue todos estes elementos, por favor ligue para o número 808 300 702. (o 700 já existe e serve para votar no seu arguido casapiense preferido e o 701 é usado para angariar dinheiro para a manutenção do Belogue: passar umas escadas a pano, fazer uma receita de iscas de fígado, pôr uma roupa de molho….). O 702 era o único que estava vago porque a RTP já ficou com o 704, o 705 e o 706 para os próximos concursos de dança, música e misses.

Lucas Cranach, the Elder
Lucretia
1524
Alte Pinakothek, Munich



Giorgione
Judith
c. 1504
The Hermitage, São Petersburgo

3 Comments:

Blogger João Barbosa said...

demorou, mas veio em grande forma.
.
.
.
tinha muitas saudades suas

26/1/09 11:17 da manhã  
Blogger Belogue said...

Caro João Barbosa:
devo estar numa forma tão grande que me dói o rabiosque, as coxas, os abdominais... tudo. sou a naide gomes da blogosfera

30/1/09 12:20 da manhã  
Blogger Solange De-Ré said...

Passei aqui procurando imgens do Suicídio de Lucrécia e, encontrei esse de Cranach, incrível.

Adorei seu blog.

Te convido a ver o meu ;)


bisoux

15/3/09 9:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home