terça-feira, novembro 20, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

Velasquez ficava-me ali engasgado quase como El Greco. Mas hoje vi coisas verdadeiramente admiráveis: estes dois Velasquez que são o mesmo só podem ser detectados se os submetermos a um “descubra as diferenças”. Velasquez saiu da sua vila natal, Sevilha, com destino a Madrid e pelo caminho (como também pelo caminho da sua vida) foi pintado cenas da vida quotidiana, algumas religiosas e todas elas com algumas semelhanças com Caravaggio. Tornou-se pintor de corte e é essa parte que melhor conhecemos. E que eu menos gosto. Mas entre tantas pinturas de corte salva-se este antes e depois (eu sei que disse que não ia ter muitos mais “antes e depois”, mas estão a aparecer e a cavalo “encontrado” não se olha o dente), duas Cenas de cozinha, uma em Chicago e outra em Dublin, produzidas praticamente ao mesmo tempo, como se isso fosse possível. São uma Natureza morta, mas com uma pessoa, o que não as torna uma Natureza Viva nem uma Vanitas. Uma jovem criada com traços mouriscos, trabalha na cozinha, tem um pano na mão (?) e o seu olhar está dirigido para qualquer coisa que não nos é possível definir. O quadro de Chicago não tem o fundo que o de Dublin tem, o que dá a sensação de um certo desequilíbrio.

Diego Velázquez
Kitchen Scene
1618/20
The Art Institute of Chicago


Mas quando vemos o quadro de Dublin tudo faz sentido: a luz está mais direccionada, os brancos mais claros e uma janela, ou um quadro dentro do quadro abrem-se para a cozinha. Seja como for, é a abertura de um mundo para outro diferente e a criada nem dá por isso. Esse novo mundo, essa cena é a Ceia de Emaús que o próprio Caravaggio também pintou e neste quadro não tem limites: é um esquisso, não trata do tema com profundidade e tem apenas duas partes da moldura, o que quer dizer que continua para fora do quadro de Velasquez. Emaús é o local onde se deu a confirmação da ressurreição de Cristo como foi descrito no Evangelho de São Lucas (24:13-35). É o momento em que os apóstolos, sem saberem, conversam com Jesus acerca da morte do próprio e onde o Salvador se revela.

Diego Velázquez
Kitchen Maid with the Supper at Emmaus
1618
National Gallery of Ireland, Dublin, Irlanda

2 Comments:

Blogger João Barbosa said...

Estou marabilhado com a sua perspicácia... é que são quase igualinhos.

20/11/07 10:07 da manhã  
Blogger Belogue said...

eu estou á admirada com a minha falta de visão: então não é que isto sempre existiu e eu não sabia de nada, ninguém me avisou. é uma falta de consideração!

20/11/07 2:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home