segunda-feira, novembro 19, 2007

- o carteiro -
hieraquia celestial
pois é, no Céu não se dá "milho a pintos"; o seu a seu dono e cada um no seu lugar (ou seja, todas as frases feitas num só pos, boa Beluga, de mal a pior valha-nos a hieraquia divina, amén) é o que se pode concluir disto. Se necessitar de fazer um pedido a uma entidade etérea, lembre-se que terá de proceder da mesma forma que procede para falar com a operadora da sua rede quando pede informações: cada tema tem o seu número e o tempo de espera é ainda um dogma. Pois fique a seber que segundo a Hierarquia Celestial, obra escrita há cerca de 500 anos, os anjos pertencem à categoria inferior de mensageiros de Deus.

Se necessitar de fazer um pedido mesmo urgente e tiver contactos, sugiro-lhe o próprio Deus. Só tem duas hipóteses, ou é atendido ou não é atendido. Se não for atendido ou até se der o caso de não ter pressa, pode sempre fazer o pedido para os Serafins, Querubins e Tronos que são aqueles que circundam e louvam Deus. Não é o próprio, mas anda lá perto. Os Serafins, Querubins e os Tronos não são invenção pós Renascimento, já na Bíblia se fazia referência à hierarquia celeste: "Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Isaías, 6:3) A denominação "querubins" vem do grego "Séraph" que quer dizer queimar, abrasar. A representação dos anjos tem mudado ao longo dos tempos. A arte cristã primitiva representava-os como criaturas humanas, apenas diferenciados dos homens por causa do halo.. No século VI começaram a ser representados com asas, devido à inspiração vinda de estatuária grega e romana como a Vitória de Samotrácia. É na Idade Média que se faz a distinção na representação entre os Querubins e os Serafins: ambos com cabeças aladas, mas segundo a tradição os querubins eram a azul ou amarelo e os serafins estavam representados a vermelho. Os Tronos são as entidades que fazem a manutenção do trono de Deus e também chamados de "Sedes Dei"; ou seja, "Sede de Deus". Distinguem-se dos outros anjos porque geralmente estão representados a tocar um instrumento musical.


Jean Fouquet
Díptico de Melun
1450
Real Museo de Bellas Artes de Amberes, Bélgica


Melozzo da Forli
Music-making Angel

1480
Pinacoteca, Vaticano



Se o pedido for menos urgente pode contactar as Dominações, Virtudes e Protestades (toda a gente gosta de uma boa Dominação!); gente com menos contactos mas que, e não se menospreze isto, governa as estrelas e os elementos. Portanto, quanto a chuva, estamos entendidos, não é? nada de S. Pedro nem Santa Bárbara. O segredo é a dominação. As Dominações são importantes, não se percebe bem porquê: parece que são aqueles quem distribui as ordens celestes aos que lhe estão imediatamente abaixo. Na Suma Teológica São Tomás de Aquino referiu-se a eles dizem que são (na minha interpretação) os deuses dos pequeninos, uma vez que fazem uma manutenção e divulgação da vontade divina face aos anjos de categorias inferiores. Também a Bíblia se refere a elas: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." (Colossenses 1:16) As Protestades organizam os grandes milagres celestiais e têm como função afastar do caminho os opositores à vontade divina de forma a manter tuda na Santa Paz de Nosso Senhor. (Haverá imagens destes senhores, mas eu cá não tenho, nem tenho forma de distingui-los.)

Por fim, se nem sequer pertence a esta religião e o que deseja é que a sua equipa ganhe o jogo da próxima jornada ou que o Edmundo Carlos peça a Marisol Marina em casamento no próximo episódio da telenovela, pode sempre dirigir-se aos Principados, Arcanjos e Anjos. Os principados, como os nome indica, são o conjunto de príncipes da Igreja. O seu Bispo, o seu diácono, o seu padre... Quem preside, religiosamente ao local que você habita faz parte desta hierarquia divina e mesmo na última categoria, lembre-se pertence aos principados. "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir" (Romanos 8:38). Os Arcanjos são enviados de Nosso Senhor em missões mais importantes (O arcanjo Gabriel que perticipou na Anunciação à Virgem, o arcanjo Rafael que acompanhou Tobias, o arcanjo Miguel que derrubou o dragão...) e os anjos são responsáveis por cada um de nós. Mas isso é como dar nós numa pulseira do Sr. do Bonfim, não é? Não se confiam coisas importantes em entidades que não conhecemos.


Os pedidos são de valor acrescentado.

Melozzo da Forlí
Angel
1477-80
Basilica of Santa Casa, Loreto