quinta-feira, novembro 15, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

pois é, quando já desistimos de algo, é quando isso nos entra pelos olhos dentro. Masaccio... se eu alguma vez ia pensar...
antes e depois ou "já alguém ouviu aquela anedota do homem que muda de óculos e quando chega a casa e tira os óculos vê a mulher nua, com os óculos vê a mulher vestida, é o que acontece aqui... no primeiro fresco, que foi mais tarde retirado da capela, vemos Adão e Eva nus, numa composição que pode ser comparada à do fresco da Tentação de Masolino que se encontra na parede em frente (talvez seja este o próximo antes e depois!). A diferença entre os dois é que no fresco de Masaccio o homem, mesmo pecando, não perdeu a sua dignidade, enquanto no de Masolino,tipicamente gótico, e em muitas outros frescos e pinturas do Renascimento não se vê esta dignificação da razão humana. Eva, por exemplo, parece ter ido buscar inspiração à Venus Pudica de Nicola Pisano, do século XIV, bem como a modelos greco-romanos anteriores. Esta Eva no entanto e ao contrário de Adão, expressa, se não arrependimento, pelo menos sofrimento. Os modelos anteriores foram importantes, mas Masaccio não se limitou a inspirar-se, interpretou os modelos de forma tal que impressionou os artistas posteriores.
A propósito, as folhas de figueira foram estrategicamente colocadas já no século XVIII, nesta reprodução do original.

Masaccio
The Expulsion from the Garden of Eden
1426-27
Cappella Brancacci, Santa Maria del Carmine, Florença



Masaccio
The Expulsion from the Garden of Eden
1426-27
Cappella Brancacci, Santa Maria del Carmine, Florença

1 Comments:

Blogger João Barbosa said...

Ainda me há-de contar a anedota. Fiquei curioso.

15/11/07 7:14 da tarde  

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