terça-feira, novembro 13, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou "eu cá acho que não tem muito a ver", "a ver ou a haver?", "a ver. fui ver ao ciberdúvidas", "e?", "não tem muito a ver", "não gosto da expressão. é "abrasileirada", "digo-te então que uma e outra não têm muito em comum", "abstrai-te da mimésis que procuras entre as duas imagens: procuras que as duas estejam nuas que as mãos se coloquem no mesmo lugar, cabelos do mesmo comprimento. concentra-te na posição do corpo e na fotografia", "o que tem?", "é mesmo um nascimento de Vénus: a deusa do amor que ainda não conhece o seu poder, oscila entre a sedução e a timidez. tenta posar como uma profissional, mas o frio e a inexperiência não deixam. se calhar sente que está a fazer algo de errado, a fugir à regras, ser diferente, a "sair da casca", a nascer como uma Vénus", "tens cá uma lábia! Olha que eu tenho "cara de miúdo mas já sou muito rodado e ninguém me engana com essa história de gasolina sem chumbo!", "hã?", "Pedro Lamy, anúncio televisivo dos anos 90. Isso é treta, a miúda é profissional. conhecia-a num bar um dia destes, quer dizer, uma noite destas. vens cá com essa treta de arte e esqueces-te que o que interesse mais do que a arte, é a vida. e mais, fica bem para rematar":

Amaury Pineu-Duval
Naissance de Vénus

1862
Musée des Beaux-Arts de Lille



Rineke
Hilton Head Island
1992