sexta-feira, novembro 02, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou “melhor a foto que o quadro. Parece ter sido tirada por acaso mas encaixa na perfeição na comparação com o quadro de Rafael. E esta comparação faz-se não só a nível formal, mas a nível de conteúdo, principalmente porque estamos a falar de duas culturas diferentes. Rafael deu importância à pureza neste quadro e isso vê-se nas figuras de São João Evangelista e São Paulo que simboliza a inocência. Já Santo Agostinho e Maria Madalena representam a pureza através do pecado: Maria Madalena, prostituta e Santo Agostinho que escreveu “A Cidade de Deus”. Os quatro santos que rodeiam Santa Cecília formam um nicho que é fortalecido pelos gestos e expressões: Maria Madalena olha para o observador, São Paulo tem a cabeça baixa, São João Evangelista olha para a cruz de Santo Agostinho. Apenas Santa Cecília olha para o céu, para um coro de Anjos. Segundo a lenda, Santa Cecília era uma nobre cristã obrigada a casar com um romano. Sabendo disto e não querendo perder a sua castidade, ela casou e pediu a Deus que a acompanhasse. A ligação com o instrumento musical faz parte de uma confusão que envolve a lenda. Diz-se igualmente que durante a noite de núpcias, quando se consumava o casamento, ela cantava um hino a Cristo enquanto afagava os seus “instrumentos” pagãos (órgãos sexuais) – em latim, organa":

Raphael
St Cecilia with Sts Paul, John Evangelist, Augustine and Mary Magdalene
1513-16
Pinacoteca, Bologna


Julia Margaret Cameron
Saint Cecilia after the manner of Raphael
1865
Victoria and Albert Museum