quarta-feira, março 15, 2006

NÃO VAI MAIS VINHO PARA ESSA MESA
Neurónio 5 - Já de volta?
Neurónio 18 - Já, não. Ela este muito tempo afastada.
- Alguma coisa que desejem dizer-me?
Neurónio 18 - Estávamos a comentar que estás de volta.
- Nunca me fui embora. Então hoje são só dois? Onde estão os outros?
Neurónio 18 - Estam na enfermaria a curar de um pesadelo que tiveste hoje.
- Podem crer! Que aflição que aquilo era! O que é que têm feito?
Neurónio 5 - Nada.
Neurónio 18 - Quer dizer, fala por ti…
- Rapazes, ainda é de manhã, não discutam. Como é que estão as coisas na enfermaria?
Neurónio 52 - Mal. Estamos a funcionar a metade. Parece que uma parte do cérebro, a esquerda, ficou afectada. Hoje só estamos com o lado direito activo; ou seja, estamos só emoção.
- Por isso eu não consigo dar ordens ao meu corpo. Quando estou a caminhar parece que por cada passo à frente, as pernas dão dois passos atrás.
Neurónio 52 - Isso quer dizer…
- Pois, não sei. É provável que não poste nada de jeito, mas ontem no banho vi nos azulejos a figura do perfil de uma mulher com o cabelo apanhado no topo da cabeça e que segurava no braço direito um bolo de aniversário com duas velas!
Neurónio 18 - Tens a certeza que não andas metida com gente de má índole?
- Não… E estava em todos os azulejos. Só não chamei ninguém para ver, primeiro porque não havia ninguém e depois porque era uma coisa que só se via com os vapores do banho.
Neurónio 18 - Quebra de tensão?
Neurónio 5 - Febre?
Neurónio 52 - Lesão cerebral?
Então, não acreditam em mim? Olha, vem ali outro. Como é que isso está?
Neurónio 85 - Na enfermaria dizem que o sonho desta noite foi de tal forma violento que a convalescença vai ser longa.
Neurónio 18 - Eu cá não percebo no que é que andas metida: gatos em perigo, lavagem de aves, chávenas partidas, encontros amorosos marcados nas folhas de chá…
- Como se eu soubesse ler folhas de chá!
Neurónio 18 - Sim, tu mal sabes ler o teu nome.
- Olha amigo. Estou tão tonta por causa do sonho que nem sequer vou discutir isso.
Neurónio 5 - E não foi só isso. O pior segundo me disse a enfermeira foi o desencontro que leste nas folhas de chá. Isso é que provocou o esgotamento cerebral e o físico. Então e agora o que vais postar?
- Talvez isto. É digno de registo!
Neurónio 18 - Cabra.
- Eu vou fazer de conta que não ouvi isso, ou caso contrário terei de me socorrer de cigarros e bebida para vos exterminar. Agora voltem lá aos vossos lugares para levarmos a máquina com calma.
Neurónio 18 - Cab…
- Eu estou a ouvir!