TÃO LÍRICOS QUE NÓS ESTAMOS
ou "A promisuidade dos pré-rafaelitas" ou ainda "O que tu queres sei eu"
Apesar das regras restrictas da irmandade pré-rafaelita, os artistas deste movimento tinham o estranho hábito de trocar de mulheres entre si. Uma pouca vergonha! Vejamos então como foi a telenovela da vida de Ruskin e amigos.
John Everett Millais
John Everett Millais
Sir John Everett Millais
Self-Portrait
1880
Galleria degli Uffizi, Florença
pintou este este quadro que se chama "A ordem de saída". Nele encontramos uma figura feminina cujo nome era Effie Ruskin. Effie era a esposa de John Ruskin, mas acabou por casar com Millais.
John Millais
The Order of Release, 1746
1852-1853
Tate Gallery, Londres
Quanto a Ruskin, não se conhecem pormenores sórdidos da sua vida privada.
Charles Fairfax Murray
Portrait of John Ruskin
1875
Tate Gallery, Londres
Outro pré-rafaelita, Rossetti, escolheu como modelo Jane Morris, que pintou várias vezes. Fica aqui a imagem da senhora Jane como Proserpina.
Dante Gabriel Rossetti
Proserpine
1877
Colecção Privada, Londres
Como o nome indica, Jane Morris era esposa de William Morris.
George Frederic Watts
Portrait of William Morris
1870
National Gallery, Londres
(Tão amigos que eles eram!)
ou "A promisuidade dos pré-rafaelitas" ou ainda "O que tu queres sei eu"
Apesar das regras restrictas da irmandade pré-rafaelita, os artistas deste movimento tinham o estranho hábito de trocar de mulheres entre si. Uma pouca vergonha! Vejamos então como foi a telenovela da vida de Ruskin e amigos.
John Everett Millais
John Everett Millais
Sir John Everett Millais
Self-Portrait
1880
Galleria degli Uffizi, Florença
pintou este este quadro que se chama "A ordem de saída". Nele encontramos uma figura feminina cujo nome era Effie Ruskin. Effie era a esposa de John Ruskin, mas acabou por casar com Millais.
John Millais
The Order of Release, 1746
1852-1853
Tate Gallery, Londres
Quanto a Ruskin, não se conhecem pormenores sórdidos da sua vida privada.
Charles Fairfax Murray
Portrait of John Ruskin
1875
Tate Gallery, Londres
Outro pré-rafaelita, Rossetti, escolheu como modelo Jane Morris, que pintou várias vezes. Fica aqui a imagem da senhora Jane como Proserpina.
Dante Gabriel Rossetti
Proserpine
1877
Colecção Privada, Londres
Como o nome indica, Jane Morris era esposa de William Morris.
George Frederic Watts
Portrait of William Morris
1870
National Gallery, Londres
(Tão amigos que eles eram!)
8 Comments:
trocar de mulher ou de homem parece-me bastante saudável, no?
como uma dança. nada decadente.
É por estas e por outras que os psiquiatras não têm mãos a medir.
Nos finais dos idos anos 70 (pós-revolução), também era "de moda" trocar de mulher ou homem.
Olhem à vossa volta, e vejam os resultados.
Todos "pirados" da cabeça...
Mudar, sim, trocar, não !
no?
e quando ja nao se quer a mesma?
cara ana
quando já não se quer a mesma, ou o mesmo, muda-se, não se troca.
mudar= dar outra direcção, afastar, desviar, dispor segundo outra ordem, etc.etc.etc.
trocar= permutar, efectuar troca;tirar (algo) do lugar para pôr outro, etc.etc.etc.
Fui claro ?
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
caro,
e a possibilidade de erro?
todos "pirados" por causa da dança?
cara ana
quando se erra, muda-se, não se troca.
Quanto ao "pirados por causa da dança", olhe para os "figurões" dos finais dos anos 70, que se faratram de "dançar" e veja o estado em que aquelas cabeças estão.
Existem danças muito perigosas, Ana.
Sei.
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