segunda-feira, março 11, 2019

- ars longa, vita brevis -
Hipócrates

boa noite srs. leitores. bem-vindos a mais um grande clássico impressionista. Desde 2018 não tínhamos um clássico desta dimensão e o calendário para esta época assegura-nos, para além do derby de hoje, um outro, quando for possível. Vamos somente recuperar os resultados dos últimos derbies para fazermos a previsão para a partida de hoje. Em 2012 a partida opôs Manet a Renoir, sendo que o primeiro ganhou. Em 2015 foi a vez de Monet e Renoir discutirem o derby impressionista e mais uma vez Renoir ficou a perder. Em 2017 os dois voltam a encontrar-se em torno de uma natura morta e Renoir perdeu. Em 2018 o derby teve como protagonistas Sisley e Bazille, sendo que nessa altura o resultado foi um empate. Temos pois Monet em primeiro lugar, Manet em segundo, Sisley e Bazille ex-aequeo em terceiro e Renoir em último. Vamos ver se a partida de hoje altera algo nesta classificação, e se o campeonato impressionista se mantém na liga principal ou passa para a distrital. 

Temos pois Renoir vs Monet, numa partida que nos parece muito renhida pois Renoir apresenta aqui uma equipa de pincéis largos que são reveladores de uma certa vitalidade na carreira deste pintor que, atacado pela atrite a partir de cerca de 1890 se viu obrigado e mudar dos seus nus gigantescos e sólidos ("apastelados" e enjoativos) para cenas onde a pincelada pudesse ser mais amplas e menos pormenorizada. Monet bate-se bem neste derby renhido já que apresenta uma equipa de esfumados (ou de sugestão dos mesmos), com a qual é difícil competir. Renoir joga pelo seguro e apresenta um dia solarengo; Monet arrisca mais ao aproximar-se de um despojamento que em alguns pormenores parece anunciar já a abstração, como na roda da carruagem, ou as figuras pouco esculpidas… Parece que pelo seu esforço em fugir de alguns estereótipos Renoir é aqui recompensado, uma recompensa que, veremos em posts futuros, poderá ser ou não merecida.

Finda a partida, o resultado final é o empate, sendo que neste caso Renoir alcança o seu primeiro ponto no conjunto de derbies que já aqui temos vindo a acompanhar. O IIV (Impressionism Investigation Video foi consultado, não sem alguma polémica, mas o resultado manteve-se até ao final do post:
Renoir vs Monet 2019 - x












Pierre Auguste Renoir
Pont Neuf in Paris
1872
National Gallery of Art, Washington










Claude Monet
Le Pont Neuf
1873
Dallas Museum of Art, Texas