quarta-feira, agosto 17, 2016

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

"queria ser uma mosca"

olá a todos, tudo bem? óptimo, ainda bem!
não, não queria ser uma mosca: as moscas são irritantes e muito sujas. mas quando ouço essa expressão ("ah, como queria ser uma mosquinha"), penso logo: se fosse uma mosca onde é que eu iria? procurar cócó, calculo; irritar alguém colocando-me no ecrã da televisão; ouvir alguma conversa interessante. mas de quem? as coisas mais interessantes a gente não diz a ninguém, certo? ou então ver uma pessoa na intimidade com todas as atitudes mais boçais que podemos imaginar. mas quem? a verdade é que quando confrontada com esta possibilidade (se de facto fosse uma possibilidade), não conseguia dar uma resposta. é como responder a algumas questões dos questionários de Verão: "com quem iria para uma ilha deserta?"; "se o mundo acabasse amanhã, o que é que faria hoje?" (esta eu sei responder...). talvez, enquanto mosca fosse para a montra de uma pastelaria admirar o chantilly e sonhar com fruta podre.
esta conversa das moscas tem um propósito. há uns anos fiz um post sobre moscas em obras de arte. o post em questão está aqui. Entretanto encontrei mais moscas que talvez desejem conhecer. Tenho para mim que as moscas surgem aqui por virtuosismo, já que não fazem parte da temática das obras em questão. Não apresento portanto naturezas-mortas onde a mosca faria sentido, mas antes obras de carácter religioso ou mitológico (não sei se não estou a dizer uma grande asneira: religioso e mitológico não são exactamente coisas diferentes. o paganismo que defendia a existência e crença em seres mitológicos, tem uma série de práticas religiosas.) É verdade que a mosca surge na Bíblia conotada com o diabo, mas não me parece que seja o caso. Para mim era só virtuosismo.


































Pietro di Cosimo
Venus, Mars and Cupid
1490
Gemaldegalerie, Berlim








































Carlo Crivelli
Saint Catherine
1491-1494
National Gallery, Londres













































Niccolo di Maestro Antonio
Virgin and Child
1486
Minneapolis Institute of Arts, EUA
 




















Giorgio Schiavone
Virgin and Child with angels
1459-1460
Walter Arts Museum, EUA