quarta-feira, agosto 17, 2016

- o carteiro -

e o Homem criou Deus... (XXI)
Como podemos ver, até pelo último “e o Homem criou Deus”, o Papa já não era a autoridade suprema na Europa. Em meados do século XVI o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo tornaram-se a religião de grande parte da Europa Central e do Norte. O protestantismo estava de tal forma em ascensão que até se dizia que em 50 anos suplantaria o Cristianismo. No entanto não foi isso que aconteceu.
 
Em Espanha, em Pamplona, trava-se por essa altura uma batalha simples - e muito comum em qualquer parte da Europa - por território. Esta contenda parece não ter qualquer influência na evolução do cristianismo. É uma batalha como outra qualquer na qual são disparadas balas de canhão. Uma dessas balas atinge a perna de um soldado acabando assim com os seus sonhos de grandeza militar. O nome desse soldado era Inácio de Loiola. Ao longo de uma convalescença longa e dolorosa, as únicas leituras que dão algum alívio a Inácio são as espirituais. Elas inspiram-no a ser um soldado novamente, mas desta vez ao serviço da Virgem Maria. Já com 30 anos (o que naquela altura era muito), Loiola aplica a mesma paixão que tinha pela e na guerra, ao estudo religioso. O seu objectivo é viver na Terra Santa. De facto em 1522 parte para lá, fazendo uma pausa em Barcelona. Segundo a lenda, uma vez em Barcelona Loiola ajoelha-se durante toda a noite junto ao altar de Nossa Senhora de Montserrate e deixa ali a sua espada e todas as suas roupas de combate. Adopta antes um traje modesto e durante os 10 anos seguintes dedica-se à meditação, chegando mesmo a escrever os seus "Exercícios Espirituais", um livro feito para ajudar as pessoas a descobrir o seu papel no mundo de Deus. A tónica de Loiola no indivíduo parece estar em linha com o pensamento da Reforma Protestante, embora Loiola seja completamente católico. Loiola também ensina, principalmente crianças, mas é pelos seus dotes enquanto pregador que chama a atenção da Inquisição. A Inquisição via com desconfiança a pregação por parte de pessoas que não eram ordenadas. Loiola é então atirado para a cadeia por 42 dias e uma vez liberto, proíbem-no de pregar.  Não satisfeito, Loiola vai para Paris estudar Teologia (diz a lenda que na aula de Gramática era o único aluno adulto, já que os seus colegas eram adolescentes).
 
E 1540 Inácio de Loiola funda uma nova Ordem: os Jesuítas. Recruta os melhores, os mais inteligentes e os mais dedicados para se juntarem a ele. A sua dedicação enquanto missionários fez dos Jesuítas uma das mais poderosas forças do Cristianismo, força essa que começou com uma escola na Sicília e depois se expandiu para o resto da Europa. A sua missão consistiu em reavivar a fé católica neste tempo de Reforma.