sexta-feira, setembro 16, 2011

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou uma coisa assim parecida. sabem que eu gosto da B. que a acho um mulherão, uma boa voz, uma grande artista; ou seja, as letras não são boas, de facto não são, mas são catchy e fazem-nos dançar e a mim deixam-me feliz, pronto! e sabem também que não gosto da Lady Gaga (que nem merecia o nome escrito com maiúsculas) e que até fiz um post em que a comparava com a Roisin Murphy e que mostrava que a Gaga estava a anos-luz da Murphy. com muita parcialidade, é óbvio, digo que a Madonna é uma visionária, capaz de incorporar nos seus vídeos aspectos da filmografia do Fritz Lang, mas que a Gaga é uma copiona. da mesma forma parcial, diria que o mote deste post não é mais do que o resultado dos grandes conhecimentos da Beyonce que pediu ao realizador do vídeo do seu single "Run the world (girls)" (Francis Lawrence) para ter uma visão artística mais vasta e procurar, quem sabe, influências em Pieter Hugo. diria, mas não estou muito convencida disso. é que "em verdade vos digo" (como dizia Jesus nas parábolas), acho que o realizador estava a tomar para o vídeo referências directas sem fazer menção às mesmas e acho que à B. nem sequer passa pela cabeça a existência de um tipo chamado Pieter Hugo. É que em 2005, Pieter Hugo, um fotógrafo da África do Sul tirou esta fotografia na Nigéria. Pelo que percebi do site, as suas fotografias não sendo uma maravilha, refletem sobre a vida em algumas nações africanas como a Nigéria e o Ruanda (as séries que gostei mais foram as do homem com a hiena e dos albinos estrábicos/cegos e outros). ora a fotografia em questão, de um homem com uma hiena pela trela assimila dois momentos que aparecem no vídeo da Beyonce: por um lado a surpresa e estranheza de uma hiena "domesticada" como se fosse um cão, por outro o local; ou seja, um viaduto com os pilares cobertos de posters, onde o chão é areia e que mostra a separação das faixas, com a linha de luz sobre o interveniente. ora, por mais artista que a B. seja, acho que entre tanta unha para fazer, cabelo por esticar e shopping protocolar, não se ia lembrar que um tipo na Nigéria fez uma coisa parecida. ou vice-versa.
Pieter Hugo
Abdullahi Mohammed with Mainasara, Nigéria
2005



Francis Lawrence
Who run the world (girls) 2011