segunda-feira, novembro 24, 2008

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
este "antes e depois" poderia ser mais um "depois e antes" com um "meio" entretanto, pois está é uma história intricada. Van Gogh pintou várias Arlesianas que é quase o mesmo que dizer que pintou várias Madames Ginoux. Duas delas (uma com livros e outra com gurada-chuva e luvas foram pintadas em 1888. As seguintes foram pintadas em 1890. A grande diferença entre as que foram pintadas em 1888 e as que foram pintadas em 1890, é que nestas últimas a posição do corpo feminino altera-se. Como devem ter notado, as datas indicam que os quadros de Van Gogh e Gauguin foram pintados no mesmo ano, mas se escolho Van Gogh a "imitar" Gauguin e não o contrário é apenas devido a uma frase do autor da obra relativamente à mesma. Disse Gauguin sobre o quadro "Night Café at Arles" numa carta enviada a Bernard: "Pintei um café do qual gosta muito Vincent, mas a mim não me convence. Ao fundo, a cor do local e os canalhas não estão feitos para mim. É uma questão de educação e isso é uma coisa que não se pode mudar". Escreveu também a Schuffenecker a dizer "Não é nada é nada o meu estilo, as cores locais de um bar qualquer não me atraem". Gauguin não fala da figura feminina, gerente do café que cujo interior já Van Gogh havia pintado (ver aqui), mas apenas do interior do espaço. Van Gogh gostava do quadro de Gauguin porque o seu era deprimente, apertado, insano e o de Gauguin pleno de cor. Além disso no de Gauguin nada esbate a figura de Madame Ginoux. Os dois influenciaram-se mutuamente: Gauguin pintou algumas cadeiras depois de Van Gogh ter passado as mesmas para a tela e Van Gogh isolou a figura de Madame Ginoux (chamada A Arlesiana) e pintou-a pelo menos quatro vezes. Primeiro pintou-a numa outra posição, de um outro ponto de vista, mas com a mesma mão a segurar a face (ver aqui). Mais tarde pintou-a tal como ela aparece no quadro, de frente. Tenho para mim que Gauguin, não querendo atormentar o já atormentado Van Gogh e preservando a amizade que os unia nunca terá dito a Van Gogh o que pensava do quadro. Por bem menos Van Gogh mutilou-se(em Dezembro desse ano, quando os dois pintores viviam e trabalhavam juntos em Arles, têm uma discussão. Vincent ameça Gauguin com uma navalha, mas quando este sai de casa e passa a noite num bordel, Van Gogh corta a sua própria orelha, embrulha-a numa folha de jornal e oferece-a a Rachel, uma das prostitutas do prostíbulo):"

Paul Gauguin
Night Café at Arles
1888
The Pushkin Museum of Fine Art, Moscovo


Van Gogh
L' Arlesienne (Madame Ginoux)
1890
Kröller-Müller Museum, Holanda