quarta-feira, agosto 27, 2008

- o carteiro -

don't call us, we'll call you
Um vídeo produzido pela Visit London, uma organização ligada ao turismo na cidade de Londres, embora não ligada ao Londres 2012, apresentou em Pequim um vídeo de promoção da cidade de Londres que chocou os presentes. Entre os convidados para esta festa estava presente o Primeiro Ministro britânico Gordon Brown e o Mayor da cidade de Londres, Boris Johnson que se mostraram muito incomodados com a escolha do retrato de Myra Hindley e do seu amante (que juntos confessaram o assassinato de 4 crianças nos anos sessenta), uma pintura da autoria de Marcus Harvey como forma de representar a arte e a cultura na cidade que vai receber os próximos Jogos Olímpicos. A ver pelas reacções de Downing Street que disse que o uso da imagem para promover a cultura da cidade é de muito mau gosto, cabeças vão rolar.

Honey, what's this, what's happening, what's wrong?
A Ca’ Rezzoncio em Veneza pediu formalmente desculpas por um guarda ter recusado a entrada de uma mulher muçilmana que ali pretendia entrar usando o véu. À senhora, que usava um niqab (véu que cobre todo o rosto e cabelo deixando apenas à mostraos olhos), foi dito que ou retirava o véu ou teria de ficar à porta por razões de segurança. O curador da Ca’ Rezzonico fez uma analogia no mínimo… parva. Disse que durante o Carnaval os visitantes não podem entrar com máscaras. Felizmente percebeu que as leis do museu têm de ter nuances.
Ouch, that hurts!
Ao que parece, e não obstante a nova tendência criada por Hirst de vender em leilão aberto ao grande público (dias 15 e 16 de Setembro na Sotheby's) obras novinhas (Hirst pode dar-se ao luxo!), a White Cube, a galeria que o representa tem na sua posse mais de 200 peças que não consegue vender. Este número inclui, entre outras, 34 pinturas de borboletas, 6 gabinetes de medicina, a vaca e cabra embalsamadas a escultura da Lolita gigante. Hirst diz que vai directamente a leilão para conseguir escoar o grande número de peças que produz, mas se as galerias continuam com ele para vender...