sexta-feira, agosto 22, 2008

- o carteiro -

o carteiro hoje vai deixar tanta correspondência que isto bem podia ser antes um "não vai mais vinho para essa mesa". Felizmente é só de quatro em quatro anos (encontram as imagens e algum texto na Wikipédia):

Atenas - 1896

Estes foram os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Foi a cidade escolhida por unanimidade, uma vez que se os seus antecessores tinham nascido aqui, fazia sentido os Jogos Olímpicos renascerem em Atenas. Foi também no momento de escolha de Atenas como cidade anfitriã que nasceu o Comité Olímpico Internacional.

Paris - 1900

Nestes Jogos Olímpicos não houve cerimónia de abertura ou de encerramento e em vez das competições durarem os meses de Verão, decorreram de 14 de Maio a 28 de Outubro, integrados mais na Grande Exposição Universal de 1900, do que vistos como evento independente. As modalidades em competição eram 19 e os competidores cerca de 100, o que tornava a coisa muito mais baratinha. Este foi também o ano em que as mulheres puderam participar pela primeira vez, em que os atletas levantaram questões quanto a competir ao Domingo e em que algumas modalidades curiosas tiveram a sua primeira e última oportunidade de afirmação, tais como o tiro ao pavão, os dois dias de cricket e a prova de natação com obstáculos! (What the hell?!)

Saint Louis - 1904

Os Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos Estados Unidos da América foram os primeiros em que os participantes que obtivessem o primeiro, segundo e terceiro lugar eram presenteados com medalhas de ouros, prata e bronze, respectivamente. Neste ano os Jogos foram tensos devido à guerra entre a Rússia e o Japão e a dificuldade de levar com segurança e manter por lá até ao fim dos Jogos Olímpicos, alguns atletas. Modalidades como o boxe, o decatlo e a luta-livre tiveram a sua estreia e não havia problemas nesse tempo em relação aos atletas com próteses: nesse ano o ginasta americano George Eyser ganhou seis medalhas mesmo tendo uma perna de pau. (George Eyser, a Olá chama-o).

Londres - 1908

Os Jogos Olímpicos de 1908 estiveram envoltos em controvérsia: no dia da abertura era suposto as comitivas apresentarem-se com as suas bandeiras, mas muitos decidiram não o fazer pois um dos países tinha de entrar ao abrigo da bandeira russa e não o queria fazer, a bandeira sueca não estava exposta no estádio olímpico e os membros da comitiva sueca nem sequer desfilaram e a bandeira dos Estados Unidos também não foi içada no estádio.

Estocolmo - 1912

Em 1912 e pela primeira vez os atletas que iam competir nos Jogos vieram dos cinco continentes (representação simbólica através dos cinco anéis entrelaçados), e pela primeira vez desde 1896 todas as provas se realizaram dentro de um curto período de tempo, cerca de um mês entre Junho e Julho, embora a cerimónia de abertura se realizasse muito mais cedo. Caso não saibam (eu não sabia), foi também em 1912 que foram distribuídas as últimas medalhas de ouro sólido, pois daí para a frente foram substituídas por medalhas com banho de ouro. Em 1922 as mulheres puderam competir pela primeira vez nas provas de natação e mergulho.

Antuérpia - 1920

Em 1916 os Jogos Olímpicos que deveriam realizar-se em Berlim foram cancelados devido à Primeira Guerra Mundial. O período de estabilização da paz e a conferência de Paris de 1919 vieram afectar os Jogos Olímpicos, não só relativamente à presença de novos estados (pois novas nações surgiram da guerra), mas também no que diz respeito a sanções que estiveram envolvidas na guerra (principalmente as que a perderam). A cidade que foi escolhida para ser a anfitriã destes primeiros Jogos Olímpicos pós-guerra foi Budapeste, mas como havia sido possessão do Império Austro-húngaro, os jogos foram transferidos para Antuérpia. Nações como a Hungria, a Áustria, a Alemanha, a Bulgária e a Turquia também não puderam participar nos jogos e a Alemanha não pode mesmo competir até 1952, apesar de ter entretanto criado os seus pequenos Jogos chamados Deutsche Kampfspiele.

Paris - 1924

A cerimónia de abertura destas VIII olimpíadas realizou-se no Estádio Olímpico de Colombes com capacidade para 45 mil pessoas e foram os últimos Jogos Olímpicos sob a égide de Pierre de Coubertin. Parte das competições deste ano passaram a filme em 1981. Chama-se "Chariots of Fire".

Amesterdão - 1928

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos a chama olímpica ficou acesa durante as competições, embora a ideia da tocha em si tenha sido posterior (1936). Também pela primeira vez o desfile de países começou pela Grécia e terminou com a comitiva do país anfitrião. Os Jogos foram declarados abertos por membros da realeza (pelo príncipe consorte, autorizado pela sua princesa), e desta forma os Jogos foram apresentados, pela primeira vez que um não-chefe-de-Estado abriu os Jogos Olímpicos. Isto tudo porque a princesa de recusou a abreviar as férias uma vez que não tinha sido consultada quanto à data de realização dos jogos.

Los Angeles - 1932

Durante a Grande Depressão muitos atletas e nações viram-se impossibilitados de pagar a viagem para Los Angeles: menos de metade dos atletas dos Jogos Olímpicos de Amesterdão estiveram presentes em Los Angeles. O presidente Herbert Hoover, naquela que foi a primeira vez que o governante do país anfitrião não compareceu nas cerimónias nos Jogos Olímpicos. Surgiu pela primeira vez a "vila olímpica", ocupada por atletas do sexo masculino apenas; as senhoras ficaram num hotel. Foi o ano da estreia do pódio e de Gandhi como jornalista.

Berlim - 1936

Os Jogos Olímpicos de 1936 ficaram marcados negativamente pois a Alemanha só permitiu a participação de atletas de raça ariana. A ideologia da supremacia da raça branca estendeu-se também aos turistas com palavras de ordem/avisos/ameaças "jews not wanted" espalhadas pela cidade. A ideia de limpeza étnica estava já tão presente que a polícia alemã tinha ordem para prender todos os ciganos encontrados nas ruas e que deveriam ser mantidos num local especial. O grande estaladão de luva branca dado aos alemães neste Jogos Olímpicos foi a participação de Jesse Owens (não só estaladão para os alemães como para a América segregacionista).

Londres - 1948

Em 1948 os pictogramas olímpicos foram introduzidos: havia 20 pictogramas, um para cada desporto e três pictogramas em separado para as competições artísticas, a cerimónia de abertura e a cerimónia de encerramento. Eram chamados de símbolos olímpicos e como estavam presentes nos bilhetes, distinguiam assim o bilhete e a competição em si. No entanto os pictogramas olímpicos só voltaram a aparecer 16 anos mais tarde.

Helsínquia - 1952

A chama olímpica foi acesa por dois desportistas finlandeses bastante conhecidos, nestes Jogos Olímpicos de 1952. Eram dois corredores tidos como heróis na Finlândia. Pela primeira vez a União Soviética pôde participar nos jogos e nesse mesmo ano a ex URSS ganhou uma medalha de ouro na categoria de ginástica. Israel também se estreou nos Jogos Olímpicos. Já em 1948 não tinha sido possível a Israel participar devido à guerra da independência e em 1936 a palestina tinha boicotado os jogos devido às directivas do regime nazi.
Melbourne - 1956


Em 1956 muitos membros do Comité Olímpico Internacional mostraram-se cépticos quanto à escolha de Melbourne como cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos devido à sua localização no hemisfério Sul, o que queria dizer que os jogos iriam decorrer durante o Inverno devido à inversão das estações do ano face ao que se passa no hemisfério Norte. No entanto a hipótese de Melbourne foi a vencedora com apenas um voto de vantagem.

Roma - 1960

1960 foi o ano da afirmação africana e negra nos Jogos Olímpicos. Em Roma, e pela primeira vez um negro e africano ganhou uma competição (maratona), Muhammad Ali tornou-se medalha de ouro em boxe e a África do Sul apresentou-se pela última vez nos jogos sob regime do Apartheid. Foi autorizada a voltar apenas em 1992, já o regime tinha caído. Singapura competiu e apresentou-se pela primeira vez com bandeira própria, pois até aí competia com a bandeira inglesa. Curiosamente foi a primeira e última vez que um atleta de Singapura ganhou uma medalha olímpica.

Tóquio - 1964

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, bem como os de Melbourne foram especiais pois em 1964 os jogos foram organizados por um país não-ocidental e talvez por causa disso, desportos como o Judo ou o Voleibol tornaram-se modalidades olímpicas.

México - 1968

Estes Jogos Olímpicos foram precedidos por um triste acontecimento: o massacre de Tlatelolco em que centenas de estudantes foram mortos pelas forças de segurança antes do dia da abertura oficial dos jogos. Não sei se por essa razão ou não, mas foram os primeiros e últimos Jogos Olímpicos realizados na América Latina. A grande novidade nestes jogos foi a introdução dos testes de doping que de facto revelaram alguma coisa (e tivessem sido feitos antes e mais revelariam!). Revelaram por exemplo que um atleta sueco de pentatlo, desclassificado por abuso (uso?) de álcool, estava alcoolizado quando foi competir. Estes foram também os jogos em que John Stephen Akhwari da Tanzânia acabou a maratona em último lugar apesar de estar com um joelho deslocado.

Munique - 1972

O mote dos Jogos Olímpicos de Munique tinham um slogan bem elucidativo da imagem que a organização pretendia dar. Estes deveriam ter sido os Happy Games, mas acabaram em tragédia. Era suposto apresentarem uma Alemanha mais optimista e pacífica após a guerra. Toda a imagem destes jogos era muito coerente e foi mesmo aqui que surgiu a primeira mascote de sempre nos olímpicos. Chamava-se Waldi. No entanto tudo isto ficou manchado pelo atentado terrorista perpetrado por um grupo palestiniano contra a comitiva israelita, do qual resultaram onze atletas israelitas mortos
Montreal - 1976

Afinal a chama olímpica já se apagou e foi durante os Jogos Olímpicos de 1976, no Canadá. Após um dia muito chuvoso a chama apagou-se e foi necessário, com toda a descontracção, o uso de um isqueiro. A organização, precavida disse não existir problema quanto à "chama verdadeira" porque havia uma "chama de recurso" (um backup). A China desistiu das competições e retirou-se depois do Comité Canadiano ter afirmado que não poderia concorrer sob a denominação "República da China" isto porque o Canadá já reconhecia e só reconhecia a denominação "República Popular da China". Foram ainda os jogos em que um atleta japonês, um ginasta japonês competiu com um joelho partido e mesmo assim ajudou a sua equipa a conseguir a medalha de ouro.
Moscovo - 1980

Para além destes Jogos Olímpicos em Moscovo terem ficado marcados pelo boicote de cerca de 12 países que já tinham boicotado os Jogos Olímpicos anteriores, estes ainda ficaram marcados pelo boicote dos Estados Unidos, ao qual se juntaram mais cerca de 60 outras nações, em protesto contra a invasão soviética no Afeganistão. Quem os viu e quem os vê!

Los Angeles - 1984
Depois dos Estados Unidos terem boicotado os Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1984 chegou a vez dos russos e mais cerca de 24 países do bloco de leste, boicotarem os Jogos Olímpicos organizados pela América. (Cuba e Alemanha também entraram na liça). Ainda que por razões diferentes, o Irão e a Líbia também boicotaram os jogos. A China conseguiu a sua primeira medalha de ouro, Nawal El Moutawakel de Marrocos tornou-se a primeira mulher de uma nação islâmica a vencer uma prova e a China, no total ganhou 15 medalhas de ouro.

Seoul - 1988
Oficialmente a Coreia do Norte e a Coreia do Sul ainda estavam em guerra e por isso a Coreia do Norte boicotou os jogos, juntamente com Cuba, Nicarágua e Etiópia. Mesmo assim, e devido aos boicotes anteriores, em larga escala e sucessivos, todas as nações evitaram, tanto quanto podiam, recorrer a essa arma e por isso os jogos registaram nesse ano o maior número de participantes. Mais uma vez, por se tratar da Coreia ou não, não sabemos, mas o ténis de mesa torna-se desporto olímpico. Obviamente a China e a Coreia do Norte ganharam títulos nas modalidades respeitantes ao ténis de mesa.
Barcelona - 1992
No basquetebol teve início a era da Dream Team americana graças à permissão por parte do Comité de admissão de jogadores profissionais. Nestes anos a África foi autorizada a participar nos jogos depois de 28 anos de afastamento. Com a reunificação alemã, a Alemanha participou com uma única equipa, coisa que não acontecia desde 1960 e com a dissolução da União Soviética nações como a Lituânia e a Estónia puderam participar pela primeira vez desde 1936.
Atlanta - 1996

Em 1996, em Atlanta a Palestina foi autorizada a competir nos Jogos Olímpicos pela primeira vez e também em 1996 o Comité Olímpico Internacional anunciava novo recorde de nações participantes: 197 e pelo menos 70 nações ganharam, no mínimo, uma medalha.
Sydney - 2000
Novo recorde de países participantes foi batido em Sydney: 199 e curiosamente, o Afeganistão foi o único país que não teve permissão para participar graças às leis extremas que o regime Taliba tinha imposto ao país e principalmente, às mulheres. O autor do logo foi Ken Done, inspirado na arquitectura da Opera House, mas também nos bomerangs australianos, acho eu.
Atenas - 2004
Este é o cartaz de que mais gosto, mas isso agora não interessa nada. Os Jogos Olímpicos de Atenas marcam o regresso às origens, uma vez que os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna haviam sido realizados, como vimos, em 1896 em Atenas. Todos os países que possuíam um Comité Olímpico Nacional participaram nos jogos sem restrições ou confusões. O evento foi transmitido, pela primeira vez, pela internet.

Pequim - 2008
Apesar do muito que já foi dito, e ilustrado, o logotipo dos Jogos Olímpicos de Pequim chama-se "Dancing Beijing". O que vemos a branco em fundo vermelho é a estilização do símbolo chinês para Pequim. As mascotes também foram pensadas ao pormenor: são cinco, chama-se Fuwa e cada uma representa tanto um continente quanto um símbolo da cultura chinesa. O slogan olímpico é "One World, One Dream" faz uma alusão à união em torno do desporto. São para já os jogos da polémica graças às várias acusações de desrespeito pelos direitos humanos, boicote dos sistemas de rede, restrição da acção dos media, poluição do ar, os iminentes protestos pró-Tibete, and so on...
Londres - 2012
Os próximos Jogos Olímpicos decorrerão na cidade de Londres em 2012. O logotipo, muito discutido apresenta o ano 2012 de forma muito estilizada e inclui os anéis olímpicos no local onde deveria estar o "buraco" do número zero. Esta que vemos aqui é apenas uma das várias versões que existem do logotipo, pois o mesmo existirá em várias combinações de cor