- ars longa, vita brevis -
hipócrates
hipócrates
Antes e depois ou como tenho a certeza que vão achar a comparação rebuscada. Não sei, não acompanho muito arquitectura pop (se é que há uma designação assim, os puristas que o digam), mas quando vi as crianças esculpidas que seguram com as mãos parte do edifício do Children’s Museum em Houston da autoria de Robert Venturi, lembrei-me das cariátides. Para além da semelhança formal há a semelhança de pertinência: a religião grega era matriarcal e as deusas mulheres eram adoradas tal como os deuses homens. Apesar do Deus dos Deuses ser Zeus, havia uma veneração sincera do poder das deusas femininas que, segundo o que se acreditava, tinham grande influência na natureza. O Erectéion é o local certo para as cariátides estarem uma vez que era um templo consagrado a Atena. O Children’s Museum é consagrado às crianças, por isso esta comparação. De resto, é só diferenças: as crianças/pilares não seguram a “pala” do edifico e as mulheres/pilares seguram; as mulheres/pilares como têm uma função prática podiam ser substituídas por colunas jónicas, dóricas ou coríntias, as crianças/pilares não podiam ser substituídas por adultos/pilares:”
Cariátides
Erectéion
421-406 a.C.
Grécia
Robert Venturi
Children’s Museum
1992
Houston
Children’s Museum
1992
Houston
6 Comments:
não me parece nada rebuscada. boa!
a beluga... e o venturi... "juntos"... isto é bom demais para ser verdade...
não esqueça as cariátides (?) da fachada do antigo hospital da misericórdia de Viana do Castelo ("uma obra-prima europeia" nas palavras de joão Vieira Caldas e Paulo Varela Gomes - "Viana do Castelo", Editorial Presença)
Caro João Barbosa:
achei um bocadinho rebuscado porque não tinha boas imagens do museu. (tenho em livro, mas não digitalizei). se diz que não é rebuscado, ora ainda bem. confio na opinião.
Caro AM:
Nunca percebi essa sua fixação pelo Venturi. Quanto às cariátides de Viana quem vai a Miranda ver os pauliteiros, vai a Viana ver as cariátides. Dá um bom programa de fim-de-semana ver as obras-primas europeias sem sair de casa. Pode ser o mote o turismo português.
as fixações não são coisa para perceber (já temos que perceber de tanta coisa... saber ler as facturas e não sei quê...)
não quero ser (demasiado) indiscreto mas pode indicar qual é o livro com as imagens do museu?
Caro AM:
Se não levar a mal digo amanhã porque agora não tenho o livro aqui comigo. mas posso adiantar-lhe que é quase um manual escolar, não é nada de especial.
beluga, já para cariátide já!
Enviar um comentário
<< Home