sexta-feira, novembro 23, 2007

- o carteiro -

é melhor o carteiro deixar de ir à mesa para onde tem seguido muito vinho...

Este é o edifício com 10 andares para escritórios projectado por Ken Shuttleworth. Este cubo espremido que mais parece um frasco de perfume é um regresso ao passado embora não pareça. O edificio está situado ao lado do Monument to the Great Fire of London, uma coluna dórica de 61 metros de altura que assinala o local onde teve início o grande incêndio de Londres em 1666. Ora, quando o sol (sol, em Londres?) atingir o edifício e este começar a fazer sombra sobre o solo, a coluna dórica fará de relógio solar, permitindo assim a toda a população ver as horas através do antigo método (estamos a falar da nação que se gaba de ter o relógio mais afinado do mundo). O edifício é também uma ode a si próprio, uma vez que a cobertura das paredes, ao formar painéis em ângulos agudos, auto reflecte-se. (isto não é um pleonasmo?)
almost, almost,... al-mos-t
Eu cá não acho nada, mas vejam os senhores as diferenças. Andamos nós preocupados com as nossas Marias Lisboa e com os nossos pimbas, em pendurarmos CD’s nos retrovisores dos automóveis e de gostarmos de ir ver as desgraças aos fins-de-semana quando nos podemos deparar com coisas destas. Um artista plástico australiano resolveu fazer uma estátua em bronze e em tamanho real da mini-diva Kylie Minogue e colocá-la nas docas da cidade onde a cantora nasceu, que funcionam como uma espécie de passeio das estrelas de Hollywood. A estátua não podia ser pior e nem foi por causa do “almost” (o artista que já tinha trabalhado com o staff de Kylie tinha as medidas da cantora e contou com a ajuda de uma senhora que segundo dizem tinha as medidas “almost” como as da cantora.) O pior é que aquilo é feio, tem pormenores feitos de tecido, tem textura que parece pele de peixe e brilha dia e noite. É demasiado, mas eles dizem que é “almost”.