sexta-feira, novembro 09, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou antes, depois e modus operandi, ou “esta fotografia que encontrei no site da Lounge Gallery, mas cujo título e nome do fotógrafo desconheço (se alguém encontrar essa informação por favor entre em contacto com a Beluga através endereço acima indicado) mostra uma senhora com uma criança ao colo que nos leva a concluir tratar-se de imediato de mãe e filho, mas com trajes e toda uma luz que nos remete para outro quadro: aquela pose não é original. E lá vamos nós em busca do original. O original é de Sir Joshua Reynolds, mas este original é em si composto por outras duas pinturas. É portanto uma collage de elementos de outras obras. E essas obras são parte de uma luneta da Capela Sistina pintada por Miguel Ângelo e a Madonna della Seggiola de Raphael. Do primeiro foi buscar a pose do corpo: as costas direitas, olhar para o exterior, segurar o bebé apoiado nos joelhos, frente a si. Do segundo retirou a inclinação da cabeça. Não retirou mais nada porque a aristocracia do tempo de Reynolds não era muito “dada” aos filhos. As brincadeiras, os cuidados e até a amamentação ficavam a cargo de criadas. A senhora de Reynolds continua a segurar a criança com as mesmas costas direitas pintadas por Miguel Ângelo mas com um afastamento curioso e doce dado pela cabecinha inclinada":

Joshua Reynolds
Duchess of Marlborough and her daughter, Lady Caroline Spencer
1764-7
His Grace the Duke of Marlborough, Blenheim Palace


lounge-gallery

Miguel Ângelo
Lunette and Popes (pormenor)
1475-83, 1508-12
Cappella Sistina, Vatican

Raphael
Madonna della Seggiola
1514
Galleria Palatina (Palazzo Pitti), Florence