sexta-feira, outubro 12, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
- Ai amores, estou aborrecida.
- Outra vez?! Estás sempre! Lê qualquer coisinha que te vai fazer bem.
- Pois pois, este clube de leitura já deu o que tinha a dar.

Camille Corot
La Mélancolie
1860
NY Carlsberg Glyptotek, Copenhaga

- Como assim?
- Já viste o que a gente lê?
- Sim, e depois?
- São livros parvos.
- Como tu! O que é que têm os livros? Desde que seja livro...
- Já agora fazes um clube de apreciadores de música e ouves todos os dias da pior. Desde que seja música...
- Oh, não é a mesma coisa. Além disso o Clube de leitura Corot é ancestral, as nossas mães pertenceram a ele, as mães delas também e as mães das ...
- A minha bisavó não sabia ler...
- Então a tua não pertenceu. Mas isto é importante. Sempre que lemos, o Corot pinta-nos.
- Eu pensava que ele estava morto.
- Então talvez tenhas de mudar a leitura. Que tal uma biografia do homem que dá nome ao clube de leitura a que pertences, hã?
- Posso depreender disso uma crítica?

Jean-Baptiste-Camille Corot
Interrupted Reading
1865-1870
Art Institute of Chicago, Chicago

- Não, é mesmo um “cala-te por favor que eu estou a ler”.
- Huuuu... Spooky...
- Olha vê lá se queres...
- Acalmem-se lá suas galinhas! Vocês hoje estão impossíveis... O que é que estás a ler?
- Eu? O que é que isso interessa?
- O que é que estás a ler, diz lá.
- “Mulheres fortes num par de jeans”, recomendado pela Dear Abby.- Eu estou a ler “Verónica decide Morrer” do Paulo Coelho recomendado pela Oprah. Eu adoro a Oprah.

Jean-Baptiste-Camille Corot
Young Girl Reading
1868
National Gallery of Art, Washington, DC


- Eu também. Woman power!!!!!
- É esse o título do teu livro?
- Não. Eu estou a ler o “Recuso-me a ser infeliz”, da Fátima Lopes
- Não admira que a gente tenha a cor desmaiada, que ela esteja melancólica e que nenhuma de nós tenha cara de quem está a apreciar. Devíamos era estar no lugar dela.
- Uma meretriz!!! "Subiu na horizontal"!
- Lambisgóia!
- Desocupada!
- Grande p....
- Hei, cuidado com o verbo!

Camille Corot
Reading in a Landscape
1869
The Metropolitan Museum of Art, New York