quinta-feira, outubro 11, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
antes e depois ou "stick your finger in the air" ou, aqui temos Platão de dedo no ar, juntamente com Sócrates. Esperemos que Platão ensine alguma coisa a Aristóteles, mas isto indica que o São João de Leonardo da Vinci não foi o primeiro com o dedo esticado.


Raphael Sanzio
The School of Athens (pormenor)
1509
Stanza della Segnatura, Palazzi Pontifici, Vatican

Este São João Baptista aponta para o Céu porque é essa a sua proveniência e olha para nós em tom de desafio. no entanto, e como é comum em Leonardo, este santo tem algo de feminino. É um quadro muito dúbio, facto ao qual não será alheio outro: este foi o último quadro pintado pelo artista italiano. e visto assim, talvez o santo esteja a apontar a sua proveniência, mas Leonardo nele viu o seu destino

Leonardo da Vinci
St John the Baptist

1513-16
Musée du Louvre, Paris

Aqui uma cópia de um discípulo de Leonardo que conseguiu fazer o pior: colocou um fundo à imagem (provavelmente alusivo à história de vida do santo), clareou o original, escondeu mais os olhos e com isso só conseguiu uma imagem incipiente

Gian Giacomo Caprotti
San Giovanni Battista
Século XVI
Pinacoteca Ambrosiana, Milão


por fim, o estudo para anjo de Leonardo. curioso que este anjo chama-se "anjo incarnado" uma vez que está na transição de anjo para Baco. Já não é sequer um São João Baptista, é um ser em transição, uma transição do sagrado (dedo aponte para o céu), para o profano (pénis erecto):
Leonardo da Vinci
The Angel Incarnate
1513
Colecção privada

5 Comments:

Blogger João Barbosa said...

Um reparo e uma achega:
quem está de dedo no ar é Sócrates.
um facto curioso nesta obra de Rafael é que Sócrates te a fisionomia de Leonardo da Vinci e Platão a de Michaelangelo. Num outro plano da pintura, aos pés dos dois filósofos-pintores, está o próprio Rafael, que representa o papel de Aristóteles.

11/10/07 10:13 da manhã  
Blogger AM said...

dá vinte centímetros
(este comentário é um pouca vergonha...)

11/10/07 9:56 da tarde  
Blogger Belogue said...

Caro João Barbosa:
as minhas fontes não me dizem isso. dizem-me que quem está de dedo no ar é Platão que segura o Timeu. Ao lado não está Sócrates, está Aristóteles que foi discípulo de Platão. Errámos os dois. Peço desculpa e vou corrigir.

Caro AM:
a medida está boa (ai meu deus, tenho de parar com estas piadas)

11/10/07 11:05 da tarde  
Blogger João Barbosa said...

Repare: Platão foi aluno de Sócrates. Aliás, só conhecemos Sócrates através de Platão. Há até quem diga que Sócrates é um heterónimo de Platão.
Por tudo isto...

12/10/07 9:57 da manhã  
Blogger Belogue said...

caro João Barbosa:
Lamento, mas vou ter de discordar. O homem de túnica vermelha/laranja é Platão e aponta para o Céu. Ao lado dele está uma personagem mais nova que representa Aristóteles. Numa coisa concordamos e isso o universo sabe: Platão foi discípulo de Sócrates e Aristóteles foi discípulo de Platão.
Se mesmo assim não o convenci, deixo-lhe estes dois links:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_School_of_Athens

http://www.wga.hu/index1.html

12/10/07 10:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home