quarta-feira, outubro 10, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
antes e depois, ou...
Não posso afirmar que se trata de um antes e depois ou se estamos perante um "durante". é sabido que Leonardo tinha muitos discípulos, pessoas que lhe misturavam os pigmentos, que aprendiam e trabalhavam com ele, que acabavam a obra no que diz respeito à colocação de cor... Mas estes exemplos de composição em pirâmide são muito evidentes e inspiraram tanto Vecelli como Rafael. A cena em si é própria apenas da Idade Média para a frente: Cristo aos pés da Virgem que se senta no colo de Santa Ana, avó de Cristo. Esta temática deve ter origam nos Evangelhos Apócrifos e por isso ter sido preterida durante muito tempo. Este quadro tem várias versões: existe uma outra na National Gallery e havia conhecimento de uma terceira que desapareceu. Daí a importância dos discípulos e dos "fãs". No fundo, e na minha opinião que não interessa nada, a cena desenvolve-se como se fosse a Trindade. Santa Ana poderia ser São José, embora isso criasse um clima pouco próprio para este tema. Mas que ia ser bom, lá isso ia:

Leonardo da Vinci
The Virgin and Child with St Anne

1510
Musée du Louvre, Paris


Cesare da Sesto
Madonna and Child with the Lamb of God

Museo Poldi Pezzoli, Milan


Bernardino Lanino
A Virgem, o Menino e Santa Ana
Brera, Milão