segunda-feira, outubro 22, 2007

- ars longa, vita brevis -
hipócrates
Antes e depois ou “sem margem para dúvidas” ou “como Freud não plagiou em nada Cézanne. Ao colocar o termo “after Cézanne” como título, Freud admite o diálogo com Cézanne, apesar de não se terem conhecido, embora ambos os quadros, o do “antes” e o do “depois”, estarem na National Gallery na Austrália. No entanto o diálogo relativamente ao entendimento do tema tem as suas arestas a limar: o quadro “Afternoon in Naples” de Cézanne (estava para chamar-se por sugestão de amigos do pintor “L'Aprés-midi à Naples”) é muito mais intimista que o de Freud. Cézanne apresentava assim a Itália como um país boémio, sensual, dado aos prazeres da carne: a senhora deitada como uma Olímpia de Manet, o senhor a fumar o seu cachimbo, a criada que entra no quarto, a vibração das cores, tudo muito exótico e sugestivo como as pinturas orientalistas de Delacroix. (A própria técnica é sensual: eliminam-se as pequenas batidas de pincel com cores que o olho complementa, para se abreviar a história com largas e lânguidas passagens de tinta e vários sentidos, cores planas, soltas…

Em Freud as personagens estão de costas, nota-se que se trata de um quarto, vemos as paredes em toda a sua altura, e todos os elementos estão à escala. Já com Freud parece que as personagens foram colocadas dentro de um caixote e movem-se com dificuldade, agachadas, desproporcionadas. A cadeira está caída, homem e mulher estão pintados com uma coloração rosa diferente e não há qualquer pudor em mostrar o sexo. Há também uma outra questão: o que faz e quem é a figura que está de pé? Está a entrar na “fotografia” (uma vez que a imagem de Freud capta um momento como numa fotografia), ou está a sair? Pertence ao grupo ou não? Eu cá não sei, mas parece-me a primeira investida de Freud no Universo da História da Arte. Não que Freud não tenha o seu nome lá bem guardado, mas pela primeira vez associa-o a um outro já consagrado. E pensando bem, os “antes e depois” são uma forma de consagração.

Paul Cézanne
Afternoon in Naples
1875
National Gallery of Australia


Lucian Freud
After Cézanne
2000
National Gallery of Australia