quinta-feira, dezembro 29, 2005

TÃO LÍRICOS QUE NÓS ESTAMOS

(e aparvalhados)

- Senhor Proust?...
- Sim, sou eu. Quem me quer falar?

Jacques-Emile Blanche
Portrait of Marcel Proust
1892

- Sou eu, o Joyce.
- Joyce?... Não estou a ver, mas aproxime-se, sente-se aqui. Joyce? Joyce quê?
- Joyce, James Joyce.
- Não estou a ver. Havia uma família Joyce perto da minha antiga casa. Foi meu vizinho?
- Não senhor Proust. Eu sou escritor.



- Ah, também se dedica a estas miudezas. Pois é meu caro, as mulheres decoram a casa, colocam sanefas e laços em tudo quanto é sítio. Os homens escrevem. Já sei, veio aqui para eu ler um manuscrito seu, alguma história que escreveu. Deixe aí em cima da mesa.
- Acho que não compreendeu senhor Proust. Eu sou o Joyce, autor do "Ulisses". Se não sabe eu recordo-lhe que é talvez a obra mais pesada a seguir à sua.
- Já ouvi falar em si, seu sacana. Aquele que me queria tirar o título de escritor com a obra mais longa do mundo. Resmas e resmas de páginas…
- O número de páginas não lhe tirei, mas consegui dissecar a existência e o Tempo de uma forma que o senhor nunca conseguiu.
- E o que me quer? (Proust com o olho a tremelicar)
- Na biblioteca de Alexandria estão a precisar de espaço e pediram-me para falar consigo, para o convencer a tirar de lá três volumes da “Recherche” para ver se cabe o meu “Ulisses”.
- E porque é que eu haveria de fazer isso?
- Senhor Proust; está a ver a anca da Jennifer Lopez?
- Estou…
- E agora a da Shakira…
- Sim. Mas o que é que isso tem a ver?
- Acha que as duas cabem no mesmo ecrã de televisão?
- Não.
- Exacto. Não há espaço para nós os dois na Biblioteca de Alexandria.
- E porque é que vão tirar o meu livro?
- Não iam tirar a “Cidade de Deus” do Santo Agostinho. Para além disso, a minha personagem é tão famosa, que no dia 16 de Junho se festeja o Bloomsday, o dia em que tudo acontece na obra. A minha obra tem uma estrutura semelhante à Odisseia, condensa o seu livro e…
- Ok, compreendi. É por eu ser judeu, não é?
- Não senhor Proust. Eu também sou judeu.
(….)
- Então diga-me lá; acha que a minha “Recherche” é Jennifer Lopez ou é mais Shakira?

1 Comments:

Blogger formiga bargante said...

Bravo Beluga, Bravo !

29/12/05 12:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home