sexta-feira, dezembro 02, 2005

O CARTEIRO

Pasifal, Minotauro, "Teseunismo" e Cristianismo ou, "Como este blog vai de mal a pior"


Antoine-Louis Barye
Theseus fighting the Minotaur
1841-1846
Museu do Louvre, Paris


No canto XXVI da Divina Comédia de Dante são relatados dois episódios de luxúria. Um deles é Sodoma e Gomorra (mas isso fica para o Proust) e o outro é sobre o mito de Pasifae (ou Pasifal), esposa do Rei Minos de Creta, a quem Poseidon enviou um touro branco para ser oferecido como sacrifício. Minos porém ficou com o touro para si.

Poseidon enraivecido vingou-se fazendo com que Pasifal, a esposa, sentisse pelo touro desejo sexual. Para o conquistar, Pasifal pediu a Dédalo que construísse uma vaca de madeira (veja-se o paralelismo com o cavalo de Tróia), coberta com pele de vaca. Pasifal entrou para dentro da vaca e esperou até ser penetrada pelo touro. Dessa união nasceu o Minotauro.

Apesar de se tratar de uma perversão sexual que vai contra a Lex Naturalis*, o mito de Pasifal é utilizado para representar a luxúria heterossexual (que não deixa de ser considerada pecado perante a Divina Comédia).

Como se sabe, foi Teseu quem teve de enfrentar o Minotauro que escondido dentro do labirinto de Cnossos devorava por ano 9 rapazes e 9 raparigas virgens (hoje isso seria mais difícil). Teseu sacrificou-se pelos virgens - ok, digamos que se sacrificou por todos nós, que não andou a espiolhar a vida sexual de ninguém. Então Teseu deveria ter sido Cristo; quer dizer, não haveria o Cristianismo quando se podia ter o Teseunismo.

O problema foi que Teseu não morreu, ao contrário de Cristo, e o povo não gosta de heróis porque se sente mais pequeno na sua já diminuta pequenez. Além disso Teseu tinha o poder curativo do Amor no fio de Ariadne. Precisava de mais o quê? Cristo é a nossa culpa; Teseu, aquilo que gostaríamos de ter sido.

Também há Parsifal de Wagner, mas é inspirado numa lenda nórdica da I.M., infelizmente não serve para este CARTEIRO.

*São Tomás de Aquino definiu vários tipos de leis: a primeira é a LEI Eterna (Lex AEterna) que representa a vontade de Deus. Abaixo da vontade de DEus está a Lei Natural (Lex Naturalis) é a Lei Divina (Lex DIvina) revelada pelas escrituras. A Lei Humana (Lex Humana) é uma derivação da Lei Natural.

1 Comments:

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