sexta-feira, dezembro 09, 2005

O CARTEIRO

Arte e Técnica (ou "como eu tenho a certeza que este post não vai ter um só cometário")

A dicotomia Arte-Técnica tem raízes na Antiguidade. Na Ilíada de Homero, no canto 23 há a descrição de uma corrida de cavalos onde somos confrontados com dois cavaleiros: um forte, Menelau, a correr com uma égua e um jovem fraco, filho de Nestor que monta um cavalo frágil. Antes do começo da corrida, Nestor faz um discurso de encorajamento.

O filho era querido dos deuses e os deuses tinham-lhe ensinado tudo: a montar e a correr, embora o cavalo utilizado fosse fraco. Os outros concorrentes tinham cavalos mais rápidos, mas não tinham mais ideias que o filho de Nestor. Nestor faz um apelo à habilidade do filho que segundo ele, valia mais do que a força. Sem reflexão a corrida não podia ser bem sucedida. Dá indicações precisas ao filho sobre como conduzir o cavalo e as consequências de cada manobra.

Durante a corrida alguém grita para o jovem "conduzes como um louco". No Fedro de Platão, a loucura é apresentada como um bem quando vinda de Deus, tal como a Sibila possuia a arte de adivinhar o futuro. A loucura inspirada pelos deuses é superior à racionalidade inspirada por Deus, isto porque a loucura inspirou os ritos catárticos e iniciáticos.

Ao chamar ao corredor "louco", o espectador está a relacionar a palavra, não com o devaneio, como hoje a caracterizamos, mas com a habilidade, a manha; ou seja, metis. M+etis era também uma deusa, uma deusa austuciosa a quem Zeus, com medo que ela desse à luz filhos mais astutos do que ele, engole. De Métis nasceram Prometeu (aquele que vê antes) e Epimeteu (aquele que vê depois e que recompõe depois do erro consumado).

Esta é uma das perspectivas; a arte vem da inteligência prática feita de astúcia, manha e capacidade de tirar partido de situações difíceis. A outra diz que a arte vem da inspiração divina, deixando a possibilidade de concretização da mesma nas mãos dos deus. É uma teoria que se exime de "fazer".

[post chato, não é? Ainda por cima sem imagens...]