segunda-feira, junho 20, 2022

- não vai mais vinho para essa mesa -


ele - olá boa tarde. posso?
ela - sim, claro
ele - eu já não venho aqui há muito tempo. qual é o "protocolo"?
ela - não há. esteja à vontade.
ele - conhece a X?
ela - não, lamento.
ele - também é pintora. eu também sou pintor. a menina é pintora?
ela - não, não sou.
ele - pois, a X é pintora e já fez muitas exposições... na junta de freguesia e no posto de turismo. está sempre a fazer. eu é que sou pintor, mas não ando por aí a mostrar. o que acha dos artistas? são malucos, não são? Diga lá a verdade.
ela - ah...
ele - não, mas diga! e por aqui, também há? olhe, é uma "colectânea", não é?
ela - não, é individual.
ele - ah pois. olhe, até lhe vou mostrar o que faço... a fotografia não está muito boa, mas a minha filha que é assim como a menina diz-me que é o meu melhor trabalho. e ela é exigente. ora veja.
ela - ...está muito bem...
ele - percebe? é o que eu faço. esta mulher da pintura tem assim uma expressão calma, transmite serenidade que é o que eu gosto. tem o rosto que as mulheres deviam ter sempre para os maridos, mas olhe, algumas infelizmente só têm para os outros. eu gosto de ver a beleza das mulheres. agora com a máscara as mulheres parecem muito bonitas, mas quando tiram a máscara são feias. um dia destes vi uma senhora com uma máscara, assim com os olhos bonitos e um sinal como a catarina furtado e disse "não se importa de tirar a máscara?". ela tirou e eu fugi. Se a menina pintasse, o que é que pintava?
ela - mas eu não...
ele - vá lá, diga uma coisa, a primeira que lhe vier à cabeça! sabe que eu ontem fui à missa e perguntei ao padre o que seria a primeira coisa que ele pintava e o padre disse "um jardim com flores" e eu disse "esta alminha é tão pura ainda". mas eu não gostava de ser padre. sabe, é muita filosofia. não, eu gosto de filosofia, gosto muito, mas o padre está ali, compreende? e diz o que tem a dizer. E uns compreendem e aceitam e outros não e os que não aceitam são uns cristos, já sabe como é. O Jaime, o Jaime que é tolinho pinta, pinta, pinta e diz que a cadela dele anda com lobos. Percebeu a piada?
ela - ... não...
ele - uma cadela que anda com lobos é uma loba. é essa a piada. O Jaime pinta como a Vieira da Silva, com quadradinhos, tudo pequenino, mas eu não sou assim. a que horas fecha? deve estar mortinha por sair. Eu tenho livre trânsito até às 21h. avisei toda a gente "só chego à noite". Sabe, está muito bem. Dava-lhe um 19 pela sua prestação. 20 não podia dar. 20 só nas ciências ou na matemática que a gente faz as contas e dá aquele resultado, mas na literatura não pode ser assim, não é? mas dava-lhe um 19. pronto, vou embora.