quinta-feira, fevereiro 22, 2018

- ars longa, vita brevis -
Hipócrates

antes e depois ou como "eu tinha muito para vos contar, mas não pode ser. ando numa fase de impressionistas. daqueles impressionistas menos considerados como o Bazille ou o Caillebotte. Este último, ao que parece, teve um interesse especial pela fotografia e usou-a. Vê-se que a sua pintura é, deste ponto de vista, diferente da de Monet ou Renoir. É mais realista, menos idealizada, acho eu. E mais fiel aos pormenores, pelo menos os da vida parisiense. Para além disso faz uso de uma idiossincrasia da máquina (fotográfica) e que resulta em primeiros planos muito nítidos por oposição a planos de fundo ligeiramente desfocados. O irmão de Caillebotte era fotógrafo e por isso, mesmo que o pintor em si não soubesse fotografia na prática, deveria ter acesso facilitado a ela. A propósito deste meu estudo de Caillebotte, descobri que existe este livro (que está fora do orçamento) onde a relação mais ou menos evidente entre a fotografia e a pintura está presente. Descobri também este "antes e depois" para gáudio dos demais e para meu também, não fosse eu estar cada vez mais desinteressada de tudo, fruto de... cenas. Por isso, portem-se bem e tenham cuidado. 













Martial Caillebotte
Maurice Minoret ramant



Caillebotte
A boating party
1877-1878
Colecção Privada