- o carteiro -
Caro "Um admirador secreto"
Boa noite! Antes de tudo tenho de lhe agradecer o pedido que faz acerca do Homero: levou-me a investigar e a chegar a alguma conclusões que não me levam a nenhum lado, mas como o saber não ocupa lugar...
Hoje em dia todas as moças usam pestanas falsas. Temos até de ter cuidado frente a elas pois podemos apanhar uma corrente de ar que nos deixe de cama umas duas semanas. As pestanas falsas atraem o olhar do outro para o olho de quem as usa. Quem, portanto, não tem as pestanas naturalmente longas, tem de recorrer a outros métodos.
Outras há que não necessitam de artifícios: as vacas por, exemplo, possuem pestanas longas e olhos muito bonitos. Isso é pelo menos o que acho. O Homero deveria pensar o mesmo pois designou a deusa Hera (a mãe dos deuses por ser mulher de Zeus, o pai dos deuses) por "olhos de vaca". Não sei se esta designação se prende com a beleza dos olhos de Hera, se com a sua etimologia (há quem diga que Hera quer dizer "vaca, bezerra". Nada de errado com isto: as vacas são bonitas e na Antiguidade eram sinal de prosperidade e fertilidade). De facto, Homero refere-se a Hera como a βοῶπις (boōpis, ou "olhos de vaca"). E onde é que isso se encontra? Pois aí é que está o imbróglio. Eu achava que era na Odisseia e daí a quadra:
Mas eis que surge essa ideia
do cílio, cujo olhar destaca.
Homero falava disso n' Odisseia,
Mas a propósito d'uma vaca.
De facto, na Odisseia há uma referência aos olhos de vaca. No livro XII pode ler-se:
100 A mãe deusa educou-as, e em Trinácria
101 As destacou por guarda a pretas vacas
102 E ovelhas de seu pai. Se intactas forem,
103 Dificilmente abordareis à pátria;
104 Senão, te agouro aos teus e à nau ruína,
A mãe deusa é Hera, creio. E se ela ensina Faetusa e Lampésia, filhas de Hiperião, a guardar vacas, poderia estar ali a ligação entre Hera e as vacas. Faltava porém a estabelecer a ligação com os olhos de vaca. E então comecei a pensar que a referência de Homero a Hera e aos olhos de vaca poderia estar não na Odisseia, mas na Ilíada. E sabe que mais? Estava. Estava no livro XIV:
129 A olhitáurea cogita augusta Juno:
130 Ótimo pareceu-lhe ir ter com ele
131 Guapa e ornada e ao concúbito inflamá-lo,
132 E um dormente sossego doce e meigo
133 Nos sentidos e pálpebras verter-lhe.
"Olhitáurea" é uma expressão para "olhos de vaca" que Homero também utiliza em outros escritos, como num Hino a Apolo. E Juno, o nome de Hera para os romanos. Está portanto tudo explicado. Só fica a faltar a quadra refeita:
Os cílios falsos de pantera
deslocam ventanias invernais
Na Ilíada Homero fala de Hera
Que era tão vaca como as demais.
Bem, vou para dentro.
7 Comments:
Cara beluga.
Agradeço-lhe a resposta, mesmo incompleta.
O tema dos animais em Homero não é de todo fútil. Homero teve o génio de colocar um cavalo frente a Tróia. Tivesse ele colocado um animal menos nobre, um cão por exemplo, e o comportamento abominável dos gregos ficaria clarissimo até para os próprios. Assim louvamo-lo há séculos. Enfim, uma gargalhada que dura há séculos...
Um admirador secreto
Pois!
O pior cego é o que não quer ver...:))
Caro "Um admirador secreto"
Bom... nunca analisei Homero dessa forma. Teria de relê-lo (ao Homero). De qualquer forma, penso que nesta questão de Juno/Hera, a relação com os olhos de vaca é anterior aos escritos homéricos e virá da lenda, da mitologia e da sua disseminação oral antes mesmo da mesma ser sistematizada por Hesíodo na Teogonia.
beluga
Caro anónimo
O pior cego é aquele que não tem acesso à internet 24/7.
Ou talvez isso seja uma bênção...
beluga
Não me parece que reler Homero faça grande diferença.
Um admirador secreto
Caro "Um admirador secreto"
Relerei.
boa noite e até breve! beluga
OK! até breve então.
Um admirador secreto
Enviar um comentário
<< Home