segunda-feira, fevereiro 06, 2017

- o carteiro -

bom, como não podia deixar de ser, hoje vamos falar da auréola, em vez do nimbo.
Tal como dito anteriormente, a auréola está para o corpo, como o nimbo estava para a cabeça.
 
A palavra auréola vem do latim aureola, o diminutivo de aura que por sua vez significa a luz do dia tocada pela brisa da manhã. Horácio por sua vez usava a palavra para designar um odor doce ou aroma leve. A palavra aura por sua vez vem do grego, de
αύρα, que por sua vez quer dizer "brisa suave, zéfiro, vapor... Estes significados apenas a um: sopro luminoso indicando a natureza da auréola que é, no fundo, uma chama e expressa, na iconografia, através de ondulações ou linhas que representem raios de luz. Aliás, no Salmo 103, v.2 lemos o seguinte: "Estás envolto num manto de luz  e estendeste os céus como um véu." Outras denominações podem ser dadas à auréola: "oval divina", "amêndoa mística", "mandorla" (em italiano), etc... Isto pressupõe que a auréola seja oval: de facto, assim como o nimbo segue a forma da cabeça, também a auréola segue a forma do corpo. Verifica-se portanto que a auréola apresenta a forma de uma oval alongada quando a figura humana está de pé, e circular ou oval quando a figura está sentada. O que não quer dizer que não se possa encontrar auréolas em quadrifólio, como estas aqui:

 
 











Catedral de Auxerre
Século XII



















Catedral de Chartres

Claro que, as intenções são diferentes: no primeiro caso Jesus tem o livro aberto e com a outra mão faz um gesto de bênção; no segundo caso Jesus tem mãos e braços abertos a mostrar as chagas. A auréola pode ser, como referido acima, uma vestimenta de luz ou uma emanação de luz do corpo divino. A imagem que mostro abaixo é uma reconstituição da imagem original, mas sim, é imagem de Deus (e não do seu filho). Deus é aliás, uma das poucas "personagens" retratada com auréola. É que enquanto o nimbo é usado por mais personagens, a auréola está limitada ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, sendo que por vezes pode ser aplicado a Maria.




















Manuscrito de Saint Sever (pormenor)
Século X

Há vários tipos de auréola. A redonda (com o arco-íris aos pés de Cristo. Calculo que seja o arco-íris. Pelo menos tem 7 voltas):



















Anónimo
1240-1300
Baptistério, Florença


A raiada:



















Boccaccio Boccaccino
Christ in Majesty with the Patron Saints of Cremona
1506

Catedral, Cremona

Em forma de amêndoa:



















Século XIII
Musée de Cluny

Bem, vou embora. Não tive tempo para mais.