sábado, janeiro 28, 2017

a saúde (ou a falta dela) da tecnologia

acesso à internet: muito limitado
fogão: a passar por um período de introspecção
computador: a encomendar a alma ao criador
fogão novamente: diagnosticada doença bipolar.

não espera, já funci...
falso alarme

2 Comments:

Anonymous pedro said...

Boa noite, querida Beluga.
Melquisedeque (catedral de Chartres) aparece não só com o nimbo mas também "com uma pequena mitra", porque na verdade é um rei-sacerdote. Este Melquisedeque é uma personagem enigmática, que aparece no Génesis num excerto que não parece fazer parte do relato original, onde vem descrito como um sábio rei de uma terra chamada Salém (futura Jeru-salém?) e "sacerdote do Deus Altíssimo" (Génesis 14:18). No Salmo 110:4 há também um breve referência a Melquisedeque como sacerdote. Retomada, no Novo Testamento, Epístola aos hebreus (7:1-3), onde S. Paulo o compara a Cristo: o misterioso Melquisedeque, chegado out of the blue “…sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo semelhante ao filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.”
No judaísmo do período romano, Josephus refere-se a Melquisedeque como um "chefe Cananeu" na Guerra dos Judeus, mas refere-se-lhe como sacerdote nas Antiguidades dos Judeus.
Devo também dizer que aquele gorro na estátua do pórtico de Chartres não me parece muito uma mitra, mas enfim!
Já agora, o link sobre o “novo vocabulário para os próximos quatro anos” e a pós-verdade era muito interessante. As melhoras para o seu computador e fogão!
Beijos,

29/1/17 7:38 da tarde  
Blogger Belogue said...

Olá professor, boa noite

Como está? Muito obrigada pelo seu comentário e pelos "elogios" ao belogue. A minha fonte para estes posts sobre nimbos e auréolas é um livro do século XIX que encontrei na internet e cujo download do PDF pode ser feito aqui:
https://archive.org/details/christianiconogr01didruoft

Esta fonte revelou alguns erros que tive de contornar: em determinada altura li que a escultura X apresentava nimbo e o nimbo possuía letras. Mas quando fui a ver a imagem da escultura em questão, era claro que aquilo não era uma letra grega, mas antes um motivo decorativo partido...

Para a Bíblia uso:
a Bíblia dos Capuchinhos
http://www.capuchinhos.org/biblia/index.php?title=P%C3%A1gina_principal

e uma Bíblia online que permite a pesquisa por palavras
https://www.bibliaonline.com.br/

Bem, vou à minha vida. Obrigada mais uma vez por gostar e por vir cá!
Até breve, b.

29/1/17 11:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home