segunda-feira, janeiro 30, 2017

- o carteiro -

na porta do frigorífico tinha um íman com esta imagem de São Miguel a pesar as almas. O íman, que trouxe para a Ana de uma visita à National Gallery, era na realidade para marcar livros, mas como não me apercebi, comprei e coloquei no frigorífico. A Ana, que não conhecia o São Miguel do Crivelli, ficou a olhar.





















- é um São Miguel a pesar as almas.
- ah... pois é.
- São Miguel psicopompo.
- Psicopompo! Muito bem. As coisas que tu sabes... Quer dizer, estou a armar-me, mas também já conhecia o termo psicopompo.
- Não sei é se "psicopompo" é para aquele que pesa as almas ou se para aquele que guia as almas...
- Ora espera aí... palavras com "pompo"...
- Pompom?... Estou a brincar. Pom...Pom...
- Pompoarismo! Pompoarismo tem mais a ver com guiar, orientar, levar... do que com pesar. Deve ser isso: psicopompo é para as entidades que guiam as almas.

E a Ana tinha toda a razão. São Miguel não é psicopompo, é "psicostásico"; ou seja, ele pesa as almas para saber se estas entram para o Céu ou se, pelo contrário, terão de ir para o Inferno. Há vários psicopompos: Caronte era psicopompo (na mitologia/cultura gregas Caronte era o barqueiro que levava as almas dos mortos para o Hades. Os mortos eram por isso acompanhados, no túmulo, por moedas para pagar a viagem e uma lucerna para iluminar o caminho).




















John Roddam Spencer Stanhope
Charon and Psyche
1883

Já a psicostasia é um tema muito caro à teologia e arte egípcias e não é mais do que o julgamento que Deus faz, através de outros deuses, das almas depois da morte. Na arte egípcia a cena inclui uma balança (com uma pena de avestruz da deusa Maat num dos pratos e no outro, o coração do defunto), Thot, Anúbis e o defunto:











Psicostasia
Papiro de Ani
c. 1275 a.C.

E chegamos a São Miguel, ao "pesador de almas" que encontramos em muitas obras de arte. Eu, porque gosto, retomo o Crivelli. Aos seus pés tem o demónio (é aliás o arcanjo São Miguel que, fazendo parte do exército celestial, combate a revolta dos anjos rebeldes) que vence. Se não o derrota pela força da fé, fá-lo pela força da espada que desembainha com uma das mãos. Com a outra, pesa duas almas pecadoras: reparem no fiel da balança. Esta noite alguém vai conhecer os 9 círculos do Inferno...



















Crivelli
Saint Michael
1476
National Gallery, Londres





















Carlo Crivelli
Saint Michael (pormenor)
1476
National Gallery, Londres





















Carlo Crivelli
Saint Michael (pormenor)
1476
National Gallery, Londres