quinta-feira, setembro 08, 2016

revivo aquelas horas na minha cabeça todos os dias, várias vezes ao dia. Acontece-me até revivê-las quando estou a falar com pessoas, no trabalho:
"pois, claro... vou já enviar o email"
desligo o telefone e não envio o email de imediato. fico mais 20, 30 segundos absorta. Penso:
"Será que fiz algop de errado? terei dito alguma coisa inconveniente? notava-se o meu nervosismo? pareci oferecida, fria, carente?"
"carente sim", respondo a mim própria." a carência é a tua sombra".
À noite, quando tudo fica em silêncio esses pensamentos tomam conta de mim.
"1:43H e tu sem dormir. Pára de pensar nisso. Conta carneiros", digo-me.
Debito o nome de todas as capitais da europa por ordem alfabética : "albânia-tirana; alemanha - berlim, azerbaijão - baku...". Passo para o cognome dos reis da primeira dinastia. Às vezes adormeço nessa altura. Outras tenho de inventar novos jogos:
"agora vais dizer nomes de artistas começados por "a". Começo:
"Arcimboldo, andrea del sarto, as... ari... alberti".
 "Agora por "B", diz a metade do meu cérebro que não está a dormir:
"Bi... bar... boccaccio!"
"Não era um artista desses. Passa para a letra "c".
"Caravaggio, correggio, campi, co... cal... não consigo"
"Então dorme, sossega. Não há nada que possas fazer."
E são 2:00h.