sexta-feira, março 18, 2016

- o carteiro -

num destes dias recebi, no beluga@portugalmail.com, um email de uma pessoa que não me conhecia e que não conheço. essa pessoa, numa atitude que muito me sensibilizou, expressava a sua tristeza pela tristeza muitas vezes patente nos meus posts. e terminava dizendo "tudo passa". sim, tudo passa. mas há coisas que voltam. e voltou ao fim de 19 anos. durante esses 19 anos, não senti a angústia e o medo que sinto hoje sempre que tenho de regressar a casa ao fim do dia. quando meto a chave na porta, o coração dentro do peito parece um cavalo. às vezes evito levantar a cabeça de imediato. mal a levanto percebo logo. diz-me que não, que é impressão minha. mas até aos meus 17 anos de idade vivi com isso todos os dias... há coisas que não se esquecem. não vou passar por isto outra vez, passados 19 anos, não vou deitar-me a chorar, com medo de um barulho, por menor que seja. às vezes tenho vontade de sair porta fora, mas penso "vou para onde? para casa de uma amiga? de um familiar? e o que é que digo? com que dinheiro?"
 
fiz de tudo. fiz até aquilo que não devia ter feito. achava que deus me iria ajudar, mas nunca dependeu de deus ou de mim. tento compreender, pergunto-me "mas porquê agora? o que é que correu mal? sou eu? a culpa é minha?" sinto revolta, desilusão. tristeza também, sim. durante o dia faço o que tenho a fazer com o meu melhor sorriso, mas há noite... chego até a pensar que isto é um castigo por 19 anos de alívio, de felicidade.