terça-feira, novembro 17, 2015

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes e depois ou "ei, por aí não que bai dar uma grande bolta".
Olá meus amores, coisas mai lindas da mãe. como indes bós. tendeis feito as bossas orações ao sinhor? tendeis bos portado bénhe?
Bamos ao que interessa. 
Há o São Pedro, aquele das festas na Afurada. esse morreu crucificado ao contrário, de cabeça para baixo. O miguel ângelo ou o rafael até têm um quadro dessa cena da vida do santo. Mas existe um outro São Pedro: São Pedro Mártir, um frade dominicano e inquisidor que nasceu em 1205. A Legenda Áurea fala dele. Ao que parece, já enquanto frade, este São Pedro foi atacado atacado por fiéis ao chefe cátaro local (o Catarismo era uma heresia). Foi apunhalado várias vezes e ficou ferido na cabeça. Segundo a Legenda Áurea, que retrata esta cena, São Pedro Mártir teve uma última acção: escreveu no chão, com o próprio sangue a expressão "Credo" que quer dizer "Eu acredito".

Há duas versões desta obra: a versão da National Gallery que é a primeira e a versão do Courtauld Institute e que, segundo se acredita, é obra da oficina de Bellini e não do próprio. Mas o que é que era "do próprio" quando a pintura era feita quase numa linha de montagem?
Bom, era só isto. Não tenho muito tempo para postar. Só tenho o Domingo para ler e escrever e às vezes não chega para tudo. Beijos e abraços, portainde bos benhe.














Giovanni Bellini
The Assassination of Saint Peter Martyr
1507
National Gallery, Londres
















Oficina de Giovanni Bellini
The Assassination of Saint Peter Martyr
1509
Courtauld Institute, Londres














Oficina de Giovanni Bellini
The Assassination of Saint Peter Martyr (pormenor)
1509
Courtauld Institute, Londres