domingo, junho 25, 2023

- ars longa, vita brevis -
hipócrates

antes de depois ou como "isto podia ser um "carteiro", mas não quis. sempre a mesma coisa cansa-me. desde já tenho de dizer aos meus inúúúúúmeros leitores que não sei quem foi o Gelati. Vi uma vez este quadro na contracapa de um livro (provavelmente de Fra Angelico) e apontei-o num dos meus cadernos. Um dia destes estava a ver um desses cadernos quando li o título e o autor. Pensei que era o Fra Angelico que estava a posar e não que o Fra Angelico fosse o autor do quadro dentro do quadro. Vá, podem dizer que sou tótó. Fui à net, quer dizer, vim à net, "googlei" Rafael, porque para mim era Rafael, mas não. Era Fra Angelico. (Como é que alguém confunde Fra Angelico com Rafael?). Esta pintura de Gelati é um pouco anacrónica, como se ele fosse um desses pintores que gostaria de ter vivido num outro tempo. Como os Pré-Rafaelitas. Como todos nós, de resto. A crucifixão de Fra Angelico lembra-me aquela de Masaccio, sem o trompe l'oeil". 

De resto, pequeninos, cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas.


















Fra Angelico
Crucifixion with St Dominic
1440-45
Musée du Louvre, Paris



















Lorenzo Gelati
Fra Angelico in the refectory of San Domenico
1879
Plazzo Pitti, Florença




2 Comments:

Blogger Jafoste said...

Pois é...o vinho solta o espírito mas trava a língua :)

25/6/23 5:38 da manhã  
Blogger Belogue said...

Já fui

25/6/23 10:28 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home